Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Bairro Verde em Miranda do Douro

O Bairro Verde foi sendo construído ao longo da segunda metade da década de 1950, estando integrado no âmbito da construção da Barragem de Miranda do Douro e estruturas complementares. Embora o projeto para este conjunto, dos arquitetos João Archer de Carvalho, Manuel Nunes de Almeida e Rogério Ramos, previsse a construção de habitações definitivas para os técnicos empregados em tarefas de gestão e manutenção da barragem, foram apenas construídas habitações provisórias. Algumas destas encontravam-se ainda na zona do chamado Bairro Verde em 2023: “Casas isoladas construídas com paredes de madeira em elementos prefabricados apoiadas sobre bases de pedra modeladas no terreno” (Cannatà e Fernandes, 1997).

Estas habitações eram destinadas aos técnicos do quadro da Hidroelétrica do Douro, sendo delas excluídos a maioria dos trabalhadores da barragem, não qualificados ou com vínculos informais. Testemunhos locais referem que alguns destes trabalhadores, “conforme iam adquirindo estatuto diferente dentro da empresa, iam para o bairro verde”. Eram inicialmente alojados em blocos térreos, compostos por quatro casas geminadas com 3 quartos, casa de banho, cozinha e sala de estar. Depois, “conforme iam construindo casas, passavam para as casas”. Este testemunho é coerente com a informação encontrada em múltiplas atas do Conselho de Administração da Hidroelétrica, onde várias vezes se delibera sobre a construção de mais casas em Miranda do Douro.

De acordo com os diferentes testemunhos, o alojamento no Bairro Verde era uma aspiração comum: “Eram umas casas espetaculares! (…) era impecável, banhos de água quente. Tinham tudo. A empresa Hidrelétrica do Douro era top.”

Em 2023, parte das casas já não existia. Entre as que ainda resistem, várias foram sujeitas a obras de transformação e adequação - mais ou menos interventivos, enquanto outras se encontram em processo de degradação.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Notes

Conclusion Date
1958

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Rua do Bairro Verde
Former Distrito (PT)
BragançaFormer Distrito (PT)

Status & Uses

Original Use
Status
Devoluto ParcialStatus of Work

Documentation

Records & Readings 4

A informação constante desta página, redigida por Catarina Ruivo, em 2023, foi reunida através de diferentes fontes documentais e bibliográficas e dos diversos contributos e testemunhos que pudemos recolher em Miranda do Douro. Conta com os testemunhos de Margarida Nunes, Arménio Gomes, e de outras pessoas, que permanecem anónimas, e ainda com fotografias do espólio de Gualdino Ruivo, generosamente cedidas pelos filhos.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Bairro Verde em Miranda do Douro. Accessed on 03/12/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/1701/bairro-verde-em-miranda-do-douro

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).