Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Lavadouro Público, Fonte do Imperador, Estremoz

O Lavadouro Público no lugar de Fonte do Imperador foi promovido pela Câmara Municipal de Estremoz, que pediu a elaboração do projeto ao Gabinete de Apoio Técnico de Estremoz em 1976. Aparenta estar no limite entre um terreno privado e a via pública. Apenas um dos sete tanques (originalmente para lavagem de roupa infeciosa e separado dos restantes) permanece aberto ao público, sendo que a maior parte do lavadouro parece ter uso privativo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Notes

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O Lavadouro Público no lugar de Fonte do Imperador localiza-se a menos de cem metros da Fonte do Imperador, de 1821. Entre as duas estruturas passava a antiga linha ferroviária, entretanto desmantelada. Trata-se de uma zona rural a cerca de quatro quilómetros do centro de Estremoz, caracterizada por campos agrícolas e habitação de baixa densidade. O lavadouro foi implantado no traçado de um antigo troço da Estrada Nacional, que terá sido desviada em meados dos anos 1960. Paralelamente à antiga linha ferroviária, no encontro entre esta e a antiga Estrada Nacional, ainda se pode encontrar um edifício devoluto que seria a casa do guarda da passagem de nível, como se pode aferir pelo azulejo na fachada (“P.N. K. 167.417”).

Key moments (click below for details)

Conclusion Date
1978.12.30
Activities

Location

Community
Former Distrito (PT)
ÉvoraFormer Distrito (PT)
Context
RuralContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por João Cardim, em janeiro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Lavadouro Público, Fonte do Imperador, Estremoz. Accessed on 22/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/18270/lavadouro-publico-fonte-do-imperador-estremoz

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).