Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Bairro de Casas para Pescadores, Albufeira

Em 1948, a Câmara Municipal de Albufeira (CMA) é informada pela Direção dos Serviços de Urbanização do Sul (DSUS) da inclusão de um bairro de 100 casas para pescadores no Plano de Melhoramentos desse ano, a construir pela Junta Central das Casas dos Pescadores (JCCP), com 50% de comparticipação do Estado, para o qual deveria escolher um terreno na vila de Albufeira junto à praia.

À Repartição de Melhoramentos Urbanos (RMU) da Direção-Geral dos Serviços de Urbanização (DGSU) competia a assistência técnica ao processo, com a elaboração do projeto, e acompanhamento e fiscalização da obra. Contudo, o pouco cuidado colocado nesta tarefa levou a atrasos na implantação do bairro e até à alteração dos projetos tipo a usar. Esteve inicialmente previsto a adaptação dos projetos tipo de Casas para Pescadores, da autoria do arquiteto Ignácio Peres Fernandes, dos bairros em construção nas localidades de Portimão e Olhão mas, em pouco tempo, foram substituídos pelo projeto tipo, da autoria do arquiteto Ruy da Silveira Borges, de Casas para Famílias Pobres. 

A ideia inicial acabou por ser reduzida a metade e, em 1949, o engenheiro civil Jayme Couvreur da RMU, dá seguimento ao processo elaborando o programa de concurso, o caderno de encargos e as medições para a construção, num terreno com cerca de 17.000 m2, de um bairro de 50 casas de habitação para 268 pessoas da classe piscatória de Albufeira. Destas, 16 seriam casas do tipo A com dois quartos (com 36 m2), no valor de 23.950$00 escudos/unidade; e 34 seriam casas do tipo B com três quartos (com 45 m2), no valor de 27.750$00 escudos/unidade, num total de 1.326.100$00 escudos.  

Por despacho de Frederico Ulrich (MinOP), de 28 de abril desse ano, a obra foi comparticipada em 688.500$00 esc., distribuído por dois anos, através do Fundo de Desemprego, autorizando desta forma a JCCP a promover a abertura de concurso para adjudicação da obra. Dos vários empreiteiros admitidos a concurso, a entidade peticionária (EP) escolhe a proposta de Alcindo Pinheiro Aleixo no valor de 990.500$00 esc. por ser a mais económica, escolha que recebeu a concordância dos serviços centrais. 

A obra de construção do bairro, que tinha o prazo de conclusão de 18 meses, arrastou-se por vários anos principalmente por motivos económicos associados a subidas consecutivas nos preços de bens e serviços, as quais o empreiteiro acabaria por não conseguir suportar, apesar de todos os apoios e facilidades dados pelas diferentes entidades, desde empresas credoras às entidades estatais, levando à rescisão do contrato com a EP. Contudo, o desempenho exemplar do mesmo, não fosse os aumento exorbitantes no sector da construção civil no pós-guerra, levou a que a JCCP optasse por manter Alcindo Pinheiro Aleixo como responsável da obra por parte da Junta o que teve o aval da DGSU.  

Concluída em 1954 a construção das 50 habitações, continuavam a decorrer as obras de urbanização do bairro (redes de água, esgotos e eletricidade) com projeto de Alberto da Silveira Ramos e plano de plantação de Aníbal de Almeida Marques que, novamente devido a constrangimentos de ordem económica, ficou aquém do mínimo necessário, nomeadamente ao nível do pavimento dos arruamentos.  

Em 1958 a JCCP ainda manifestou interesse em ampliar o bairro chegando a solicitar ao arquiteto Alexandre Bastos um anteprojeto mas, por razão não apurada, não teve seguimento. Mais tarde, após o 25 de abril de 1974, a Comissão administrativa da CMA e a Comissão de Moradores do Bairro de Pescadores de Albufeira tentaram, por várias vias e através de diversas entidades, ver concretizada a velha ambição de construir a segunda fase do bairro, tamanho era o número de famílias de pescadores carenciadas de habitação, contudo, sem efeito. 

Em 1977, a CMA elabora um projeto para arranjos nos arruamentos do bairro, que viria a ser comparticipada a 100% pelo Estado através do Gabinete do Planeamento da Região do Algarve (GaPA). 

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Notes

Importance, Particularities, Singularities and Relative Position (Geography and Chronology)

Ao contrário de outros bairros de Casas para Pescadores construídos na região do Algarve, o bairro de Albufeira foi construído a partir de um projeto, elaborado por Ruy da Silveira Borges (ArqDGSU/RMU), para o programa habitacional de Casas para as Famílias Pobres. 

Aquando da sua construção na década de 1950 o bairro gozava de privilegiada implantação sobranceira à Praia dos Pescadores, desfrutando de uma vista panorâmica sobre o oceano atlântico.  

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O Bairro de Casas para Pescadores foi construído a nascente do antigo núcleo urbano da vila de Albufeira, num terreno periférico com cerca de 17.000 m2.  Para o efeito a CMA teve que adquirir várias parcelas a particulares. 

Procurando responder-se às diretrizes dos serviços centrais, foi projetado um bairro de casas térreas em blocos de duas habitações, respeitando os materiais e técnicas construtivas locais e priorizando a economia da obra. O declive acentuado do terreno dificultou a implantação das casas e encareceu a obra, cujo projeto sofreu adaptações ao nível das escadas de acesso às habitações.  

O conjunto apresenta uma distribuição curvilínea, com as casas no eixo viário exterior orientadas a norte/nordeste e as restantes, nos dois eixos viários secundários, orientadas a sul e/ou a poente. Todas com logradouro nas traseiras das habitações. O bairro é ainda atravessado por um eixo principal com orientação norte/sul.

Programme

Key moments (click below for details)

Conclusion Date
1954.11.07
Activities 4

Location

Community
Hamlet
Albufeira
Address
Rua Bairro dos Pescadores
Former Distrito (PT)
FaroFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

Materials & Technologies

Structure
MadeiraBuilding Materials
Construction
Alvenaria de pedra e calBuilding Materials
Alvenaria de Tijolo FuradoBuilding Materials
Finishes and Decoration
Telha de aba e canudoBuilding Materials

A informação constante desta página foi redigida por Tânia Rodrigues, em abril de 2024, com base em diferentes fontes documentais.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Bairro de Casas para Pescadores, Albufeira. Accessed on 21/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/18920/bairro-de-casas-para-pescadores-albufeira

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).