Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Sanitários Públicos, Ouguela, Campo Maior

Os Sanitários Públicos de Ouguela foram construídos por iniciativa da Câmara Municipal de Campo Maior, atendendo à necessidade verificada na povoação, que não dispunha deste equipamento.

Tanto quanto a documentação encontrada permite compreender esse processo de construção teve início em setembro de 1977, data em que se dá a formalização do pedido de comparticipação da obra junto da Direção-Geral dos Serviços de Urbanização.

Em novembro do mesmo ano é autorizada pelo Ministério das Obras Públicas uma comparticipação no valor de 247.000$00, de um orçamento total da obra de 260.000$00.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
post. 1978
Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

Os sanitários públicos de Ouguela dispunham inicialmente de duas zonas distintas, uma destinada ao sexo feminino e outra ao sexo masculino.

As instalações do sexo masculino estariam dotadas de uma retrete, uma cabine para chuveiro, dois urinóis e um lavatório.

Por sua vez, as instalações do sexo feminino, teriam uma cabine de retrete com bidé, uma cabine de chuveiro e um lavatório.

Estas duas zonas estariam separadas por uma zona de arrecadação, destinada ao armazenamento dos artigos de limpeza.

Topic

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Hamlet
Ouguela
Address
Junto à muralha, em proximidade com a Rua Dr. Henriques Parreira
Former Distrito (PT)
PortalegreFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext
UrbanoContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Sanitários Públicos, Ouguela, Campo Maior. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/19018/sanitarios-publicos-ouguela-campo-maior

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).