Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Bairro de Casas para Pobres, Castelo de Vide

O Bairro de Casas para Famílias Pobres de Castelo de Vide foi construído por iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide, com vista à habitação de famílias com fracos recursos económicos.

Tanto quanto a documentação permite compreender, o processo de construção do bairro inicia-se antes de fevereiro de 1953 - data em que é elaborado o orçamento pela Direção dos Serviços de Melhoramentos Urbanos.

O projeto elaborado pelo Arq. Ruy António da Silveira Borges, apresentava um orçamento de cerca de 89.000$00.

Em novembro de 1954 o Ministério das Obras Públicas atribui uma comparticipação de 60.000$00, através do Fundo de Desemprego, para a execução dos trabalhos.

Mais tarde, teriam lugar os trabalhos de urbanização do bairro, levados a cabo por iniciativa da Câmara Municipal de Castelo de Vide. Assim, em 1958 seria atribuída pelo Ministério das Obras Públicas uma comparticipação de 30.000$00, através do Fundo de Desemprego, com vista à execução da obra.

A urbanização do conjunto ficou concluída em 1963, com um projeto do Arq. Carlos Ramos.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1963
Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O Bairro de Casas para Classes Pobres de Castelo de Vide corresponde a um projeto tipo MU/12 de 2 quartos e 2 pisos.

Foram construídos 3 edifícios: cada um deles com 4 habitações, num total de 12 fogos construídos.

Nas habitações localizadas no rés-do-chão, o acesso era feito por porta independente localizada na zona encimada pela varanda do 1.º andar. Acedia-se diretamente à sala comum, em torno da qual se localizavamos 2 quartos, cozinha e sanitários. Um dos quartos, a cozinha e os sanitários davam para a fachada posterior do edifício, ao passo que o outro quarto e a sala comum estavam voltados para a fachada principal. A cozinha dispunha ainda de um acesso direto ao tardoz comum. 

As habitações do 1.º andar eram acedidas por meio de uma escada comum localizada na parte central do edifício - acedida através da porta central da fachada principal. A organização do espaço era muito semelhante à do piso inferior, com a diferença que a cozinha não dispunha de acesso direto ao exterior; e que a sala comum e o quarto voltados para a fachada principal partilhavam acesso a uma varanda.

As varandas e os vãos asseguravam a harmonia das fachadas.

Programme

Key moments (click below for details)

Activities 2

Location

Community
Address
Acesso pela Rua Luís de Camões
Former Distrito (PT)
PortalegreFormer Distrito (PT)
Context
PeriurbanoContext
InteriorContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Bairro de Casas para Pobres, Castelo de Vide. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/19043/bairro-de-casas-para-pobres-castelo-de-vide

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).