Quartel dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide
O Quartel dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide foi construído por iniciativa da Associação dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide, que há muito necessitava de novas instalações, atendendo ao estado precário do quartel em que estavam instalados até então - o que dificultava o cumprimento da sua missão.
Assim, tanto quanto a informação permite compreender, o processo de construção de um novo quartel inicia-se em março de 1978, com a abertura de um pedido de assistência financeira junto da Direção dos Serviços de Equipamento, da Direção Geral do Equipamento Regional e Urbano.
Em novembro de 1978 é apresentado um anteprojeto do quartel, que viria a ser aprovado em dezembro por despacho do Ministério da Habitação e Obras Públicas.
O projeto definitivo, elaborado pelo Arq. João Cabral, enquanto colaborador do Gabinete de Apoio Técnico (GAT) de Portalegre, só viria a ser a aprovado pela Secretaria de Estado da Habitação e Urbanismo em agosto de 1980.
Em julho de 1981, a empreitada seria adjudicada à firma CONSTROTEL - Construções Civis, Lda., pelo valor de 28.232.222$40. Nessa mesma data é autorizada uma comparticipação no valor de 22.592.000$00, inserida no Plano de Obras Novas do Equipamento Regional e Urbano.
Os trabalhos iniciar-se-iam em agosto de 1981 e a obra seria definitivamente entregue em julho de 1985.
Analysis
O Quartel dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide é composto por dois corpos distintos, os quais separam os dois tipos de atividade que a corporação desempenha: a parte associativa e recreativa; e o corpo base destinado ao serviço de incêndios.
A parte associativa e recreativa articulam a zona do salão polivalente com as dependências de apoio, garantindo um acesso fácil do público bem como dos Bombeiros em atividade.
A parte respeitante ao corpo base e serviço de incêndios conta com um corpo composto por 3 pisos nos quais se articulam: zona de recolha de viaturas, secretaria, instalação para o comando, zona de convívio, balneários, camaratas e habitação para o residente.
O quartel apresenta ainda uma parada, ligada à EN246 através de uma rampa. Esta mesma parada faz a relação com a torre-escola e com as oficinas de reparação que integram o conjunto do quartel.
Key moments (click below for details)
Location
Status & Uses
A informação constante desta página, redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, foi reunida através de diferentes fontes documentais e bibliográficas e do testemunho do Arq. João Cabral, a quem muito agradecemos.
To quote this work:
Arquitectura Aqui (2025) Quartel dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/19072/quartel-dos-bombeiros-voluntarios-de-castelo-de-vide