Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Quartel dos Bombeiros Voluntários de Elvas

O projeto do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Elvas foi desenvolvido entre 1982 e 1988 pelos arquitetos Alfredo Marçal da Mata Antunes e Fernando Sanchez Salvador com a colaboração de Fernando Marques, para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas. O projeto de execução do edifício data de novembro de 1986 e foi elaborado após aprovação do anteprojeto pelo Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território em março do mesmo ano.

A empreitada de construção, que terá decorrido entre 1988 e 1992, ficou a cargo da firma Batimóvel. O projeto de estabilidade foi da responsabilidade do Eng.º Civil Luís Caldeira Fernandes (Gabinete de Apoio Técnico de Elvas).

Em 2005, a obra foi publicada em Arquitectura em Lisboa e Sul de Portugal desde 1974, acompanhada de texto da autoria dos arquitetos descrevendo alguns princípios funcionais e formais seguidos na concepção do projeto:

"O edifício situa-se na periferia da cidade de Elvas, a nascente do bairro de S. Pedro e junto ao Forte de Santa Luzia e próximo do Fortim de S. Pedro. A presença destas fortificações e a relação ainda que fisicamente afastada da cidade-praça forte, influencia e constrói o lugar. O conjunto edificado dialoga com a cidade afastada. O invólocro, traduzindo a identidade formal do edifício, estabelece os limites do interior com o exterior, relacionando a construção e a sua implantação com todo o território envolvente. A implantação do edifício desenvolve-se em torno de dois eixos perpendiculares. A articulação do edifício assenta em dois corpos ortogonais, sendo o principa frontal à estrada 'aberto', para uma saída rápida das viaturas, e o outro corpo perpendicular a este 'fechado', destinado aos serviços de apoio. Ligando estes dois corpos e servindo de charneira, uma coluna de acessos fazendo a ligação entre todos os pisos do edifício. A área livre abre-se para o campo. Foi ainda utilizado um terceiro eixo de orientação, cuja direcção retoma a linha de muralha do Forte de Santa Luzia, com particular presença no terreno." (p. 557)

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1992

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Rua dos Bombeiros Voluntários de Elvas
Former Distrito (PT)
PortalegreFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext
InteriorContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

Documentation

Records & Readings

A informação constante desta página foi coligida por Tiago Candeias e Ricardo Costa Agarez, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Tiago Candeias e Ricardo Costa Agarez for Arquitectura Aqui (2025) Quartel dos Bombeiros Voluntários de Elvas. Accessed on 05/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/19545/quartel-dos-bombeiros-voluntarios-de-elvas

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).