Edifício da Associação de Beneficência "Amigos de Terrugem", ElvasCentro de Dia e Infantário em Terrugem, Elvas
O edifício do Centro de Dia e Infantário em Terrugem, Elvas, foi erguido
segundo projeto de arquitetura de João Paulo Ferrão – enquanto colaborador do Gabinete de Apoio Técnico (GAT) de Elvas – datado de 1983. A obra foi apresentada na Segunda Exposição Nacional de Arquitectura (Lisboa, 1989), em cujo catálogo se encontra descrita a premissa inovadoramente intergeracional da iniciativa, bem como intenções não concretizadas: "Uma associação de beneficência corajosa meteu ombros à tarefa de construir um Centro de Dia para 30 idosos e um Infantário para igual número de crianças. Disponível, o antigo campo de futebol da aldeia, entretanto entalado no aglomerado urbano e portanto incómodo. Como solução, um equipamento integrado, onde novos e velhos se misturam quando calha, complementando-se a sabedoria duns com a vivacidade de outros. Na prática os espaços mais ou menos comuns em equipamentos desta natureza, articulados pela lavandaria e cozinha, que os apoiam simultaneamente. Foi também uma grande oportunidade perdida de dotar a aldeia com um espaço público generoso e bem estruturado, como aliás se pretendeu desenhar, mas uma divisão à faca do terreno e o apego aos logradouros vedados, que são nossos e ficam mais bem protegidos assim, originaram uma localização menos correcta e uma profusão de quintais que banalizaram todo o espaço." (item 152)
Segundo a correspondência trocada entre a Câmara Municipal de Elvas, o Gabinete de Apoio Técnico de Elvas e a Associação de Beneficiência "Amigos de Terrugem", esta última apresentou à primeira, em abril de 1984, a intenção de construir um Centro de Dia e Infantário com o apoio do Gabinete de Apoio Técnico de Elvas.
O Centro de Dia e Infantário terão iniciado a sua atividade apenas em 1988, de acordo com a página da associação.
Analysis
O programa funcional inicial deste edifício, que conjugava um Centro de Dia (para 30 idosos) e um Infantário (para 30 crianças), é pouco comum em Portugal e a sua concretização parece ter sido rara. Para um exemplo da sua realização e de correspondente solução arquitetónica, veja-se o Lar e Creche de Santa Maria, Peniche, conjunto com projeto dos arquitetos João Braula Reis e José António Paradela concluído em 1972.
Key moments (click below for details)
Location
Status & Uses
Forum
A informação constante desta página foi coligida por Tiago Candeias e por Ricardo Costa Agarez em 2025 com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
To quote this work:
Tiago Candeias e Ricardo Costa Agarez for Arquitectura Aqui (2025) Edifício da Associação de Beneficência "Amigos de Terrugem", Elvas. Accessed on 05/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/19567/edificio-da-associacao-de-beneficencia-amigos-de-terrugem-elvas