Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR), Marvão

Em novembro de 1970 o presidente da Câmara Municipal de Marvão, João Dinis Carita, indicava que, apesar das obras de reparação previstas para o posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) que à época estava em funções estarem já projetadas, o edifício continuaria a não satisfazer as necessidades dos serviços. Sugeria, por isso, de acordo com o Comando Geral da GNR, abandonar a intenção de reparação e avançar com a construção de um novo posto territorial que pudesse dar resposta a essas necessidades e exigências. 

Nesse sentido, tanto quanto a documentação recolhida e analisada permite perceber, em abril de 1971 é promovida pelo Ministério das Obras Públicas a elaboração de um projeto para o novo edifício, comparticipado pelo mesmo ministério, pese embora se entenda levar avante as beneficiações indispensáveis à utilização do edifício em utilização, dada a necessidade do corpo de segurança operar até à construção e conclusão das novas instalações.

Definida a localização do posto a contruir, o projeto é assim elaborado em dezembro de 1972, pelo Arq. Jaime Dias de Azevedo, de acordo com o programa de um posto da GNR de tipo B, definido pela Delegação dos Edifícios de Segurança e das Alfândegas. Com um orçamento total de 2.886.537$16, o projeto viria a ser a provado por várias entidades em março de 1973, entre as quais a Direção-Geral dos Serviços de Urbanização e a Delegação dos Edifícios de Segurança e das Alfândegas, dando-se a abertura do processo definitivo, em maio do mesmo ano, com vista a comparticipação do Estado – que é autorizada no valor de 3.000.000$00, sendo 1.500.000$00 assegurados pelo Estado (através do Fundo de Desemprego e do Orçamento Geral do Estado) e o restante montante através de um subsídio da Comissão de Coordenação das Obras Públicas do Alentejo.

Em janeiro de 1974 a empreitada é adjudicada, através de concurso público, ao empreiteiro Manuel Martins Sanches pelo valor de 3.146.326$40, sendo os trabalhos iniciados em julho desse mesmo ano. 

Em junho de 1975 é concedido um reforço da comparticipação pelo Ministério do Equipamento Social e do Ambiente, sendo que a comparticipação viria a ser reforçada e os trabalhos a ser concluídos em maio de 1977 [no que respeita à construção civil]. 

Só em junho de 1977 seria elaborado o projeto de eletrificação, pela Federação de Municípios dos Distritos de Évora e Portalegre. Meses mais tarde, a Câmara Municipal de Monforte manifestava ao Ministério do Urbanismo e Construção a urgência na aquisição do mobiliário que permitisse o funcionamento adequado do posto, solicitando uma comparticipação do Estado para o efeito.

Ainda hoje [2024] o posto mantém a sua atividade enquanto posto territorial da Guarda Nacional Republicana de Marvão.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1977
Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

Localizado na zona extramuros da vila de Marvão, junto à Estrada Nacional N359-6 que dá acesso ao núcleo histórico, o Posto Territorial da GNR de Marvão insere-se na topografia local, nas imediações do Convento de Nossa Senhora da Estrela e do Centro de Saúde de Marvão.

O programa do edifício obedece a um projeto-tipo B de posto de GNR definido pela Delegação dos Edifícios de Segurança e das Alfândegas, constituindo-se, essencialmente, pelo posto propriamente dito e as habitações (do sargento e do cabo), organizando-se predominantemente num único piso, com exceção para uma das unidades de habitação e camarata que se localizam num piso superior. 

Assim, no piso inferior, o corpo do posto constitui-se por um átrio de entrada que dá acesso ao interior do edifício. Neste, articulados através de um longo corredor, encontra-se uma arrecadação, uma arrecadação de material de guerra, uma sala de aula, uma cela, uma cozinha-refeitório com despensa, instalações sanitárias, quarto do plantão, secretaria, arquivo, e quarto do oficial do rodante. O corredor culmina, em ambos os extremos, nas escadas de acesso às dependências localizadas no piso superior, e no extremo direito dá acesso direto à habitação do cabo. Esta conta com cozinha com zona de lavagens e secagem de roupa anexa, 3 quartos, despensa, sala comum, e instalações sanitárias - articuladas por meio de um corredor central.A garagem é adossada no extremo oposto do edifício e a parada de instrução encontra-se numa numa posição relativamente central do edifício, definindo o recuo da zona central da fachada posterior.

Por sua vez, no piso superior, num dos extremos encontramos a camarata, em corpo recuado, com instalações sanitárias anexas. No extremo oposto, a habitação do sargento que conta com o mesmo programa e esquema funcional da habitação do cabo - o qual se completa com a presença de duas pequenas varandas voltadas para a fachada principal (num dos quartos e na sala).

A composição dos alçados, onde predomina a cor branca, teve em vista garantir o equilíbrio e harmonia geral do conjunto, constituindo-se os volumes de forma a assegurar a integração no ambiente e escala do local onde se implanta, sem deturpar a paisagem. Para garantir esse equilíbrio e harmonia, os alçados são igualmente pontuados por diversos vãos (que garantem a iluminação e ventilação) e por elementos em cantaria de pedra, com especial destaque pela entrada principal do posto territorial.

Todo o projeto do posto teve em vista o respeito pela economia geral do projeto.

Atualmente [2024] o posto territorial da GNR de Marvão mantém as suas funções e atividade, não parecendo ter havido grandes intervenções na arquitetura do edifício. 

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Largo do Cubelo, 7330-154
Former Distrito (PT)
PortalegreFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext
InteriorContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

Materials & Technologies

Structure
Betão ArmadoBuilding Materials
Construction
BetãoBuilding Materials
Alvenaria de PedraBuilding Materials
Alvenaria de Tijolo FuradoBuilding Materials
Finishes and Decoration
Mosaico cerâmicoBuilding Materials
TelhaBuilding Materials

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR), Marvão. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/19737/posto-territorial-da-guarda-nacional-republicana-gnr-marvao

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).