Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Escola Primária, Pena Branca, Miranda do Douro

De acordo com um relatório de vistoria ao edifício escolar de Pena Branca pela Direção das Construções Escolares do Norte, de 1970, a sua construção foi “levada a efeito pelo povo no ano de 1962”. Embora  “modesto sob o ponto de vista construtivo”, o edifício apresentava boas condições higiénico-pedagógicas. No mesmo relatório, sugeriam-se “obras de beneficiação mínimas para manter o edifício em razoáveis condições de utilização”. Recomendava-se que ficasse a Câmara Municipal de Miranda do Douro encarregada de adjudicar e dirigir os trabalhos, já que se tratava “de uma obra de pequeno volume de difícil adjudicação e que a Câmara e o Povo com facilidade levarão a efeito desde que lhe seja fornecida a indispensável verba ao abrigo, se possível, da Lei 2107”.

O projeto dos trabalhos de reparação foi orçamentado em 137.200$00, tendo estes sido adjudicados por 249.000$00 em dezembro de 1973. O edifício reparado foi recebido a 20 de setembro de 1974.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Conclusion Date
1962
Community

Location

Hamlet
Pena Branca
Former Distrito (PT)
BragançaFormer Distrito (PT)
Context
RuralContext
InteriorContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work
Original Use
Education ˃ Primary SchoolFunctional Typology

Chronology of Activities

Activities 2

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2024, com base em diferentes fontes documentais.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Escola Primária, Pena Branca, Miranda do Douro. Accessed on 19/09/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/20108/escola-primaria-pena-branca-miranda-do-douro

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).