Pavilhão Gimnodesportivo, Figueiró dos VinhosPavilhão Gimnodesportivo da Associação de Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos
Em 1979, começam as deliberações no sentido de dotar a freguesia de Figueiró dos Vinhos de um conjunto de instalações desportivas. Inicialmente, é a Câmara Municipal quem apresenta a proposta à DGERU para comparticipação mas face à impossibilidade da autarquia atuar como entidade comparticipante, entram em cena a Associação Desportiva local e a Comissão de Melhoramentos da Freguesia, criada para preencher esta lacuna.
O Plano geral para a construção do complexo desportivo do qual acabou por fazer parte o Pavilhão Gimnodesportivo, foi elaborado a pedido da Associação Desportiva e enviado pela Direção de Equipamento de Leiria à DGERU em 17/8/1981. O projeto incluía, além do campo de jogos, uma Piscina coberta, um pavilhão Gimnodesportivo e sede da Associação Desportiva local e outras instalações não construídas. No entanto, a comparticipação para a construção do Pavilhão Gimnodesportivo acabou por ser concedida aos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos, que levaram a cabo a execução do projeto .
O concurso de empreitada da obra do Pavilhão Gimnodesportivo foi lançado em Julho de 1983.
Notes
Inicialmente o Pavilhão Gimnodesportivo seria construído em um terreno na Estrada de Pedrógão (Estrada Nacional 350), ao lado da Casa do Povo onde seria construída mais tarde a Escola Básica e a sede do GAT. Em 1980, por ocasião do pedido de comparticipação para a construção da sede da Associação Desportiva, a realização do Pavilhão Gimnodesportivo foi incorporada em um processo mais ambicioso, denominado Parque ou Complexo Desportivo da Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos, assim como o que ocorreu com a Piscina Municipal. Neste contexto, estes equipamentos, que seriam construídos separadamente em terrenos mais próximos do centro da vila, foram edificados no entorno do novo mercado municipal, em uma área de expansão da mancha urbana em torno da Estrada Nacional 237.
De acordo com um testemunho local, a piscina, o pavilhão gimnodesportivo e a escola secundária são equipamentos construídos nas décadas dos 1960-1988. Todas estas edificações marcam o que é Figueiró dos Vinhos.
O projeto do Pavilhão Gimnodesportivo, datado de 3/7/1981, foi desenvolvido pelo arquiteto Jorge Madureira, do Gabinete de Arquitectura e Engenharia (GAREN), que também desenvolveu outros projetos em Figueiró dos Vinhos, como por exemplo a piscina municipal. No memorial descritivo e justificativo, o arquiteto tenta explicar o partido adotado: "Exteriormente, o edifício apresenta-se com um aspecto sóbrio, de linhas simples e esteticamente concordante com a função do mesmo. A sua composição é resultante do arranjo em planta e, por isso, se traduzem no exterior, quanto possível, as características inerentes ao caráter especial da sua aplicação." Jorge Madureira, Memória descritiva do projeto do Pavilhão Gimnodesportivo, Gabinete de Arquitectura e Engenharia (GAREN) 3/7/1981.
Key moments (click below for details)
Location
Status & Uses
A informação constante desta página, redigida por Diego Inglez de Souza e Ivonne Herrera Pineda em março de 2024, foi reunida através de diferentes fontes documentais e bibliográficas e dos diversos contributos e testemunhos que pudemos recolhido em Figueiró dos Vinhos. Conta com o testemunho de uma pessoa, que permanece anónima, a quem muito agradecemos.
To quote this work:
Arquitectura Aqui (2024) Pavilhão Gimnodesportivo, Figueiró dos Vinhos. Accessed on 24/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/2132/pavilhao-gimnodesportivo-figueiro-dos-vinhos