Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) em Pínzio, Pinhel

A Câmara Municipal de Pinhel apresentou ao Ministério das Obras Públicas um pedido de comparticipação para a construção de um posto da GNR na freguesia de Pínzio em 20 de maio de 1963. O processo foi iniciado pela Direção de Serviços de Melhoramentos Urbanos no final do mês, mas a obra não constava do plano anual, o que atrasou o início dos trabalhos. O projeto foi ajustado com base nas recomendações do Comando Geral da GNR, incluindo modificações na cela e na organização das habitações. O orçamento inicial, elaborado pelo engenheiro António Ribeirinho Alves Soares, foi de 286.500$00.

A obra foi inserida no Plano Comemorativo de 1966, e a comparticipação foi autorizada no ano seguinte. No entanto, devido à escassez de recursos financeiros da Câmara de Pinhel e da Junta de Freguesia de Pínzio, houve a sugestão de substituir a construção por obras de arruamento, o que foi recusado pela DGSU. Após negociações, o subsídio inicial foi aumentado para 130.000$00, permitindo o lançamento do concurso, vencido pela empresa de António Saraiva. A obra começou em março de 1967.

Entretanto, o Comando Geral da GNR decidiu descontinuar a construção de sub-postos devido ao reduzido efetivo, mas como a obra já estava avançada, optou-se por continuar com a execução do projeto original. Houve atrasos na conclusão, em grande parte devido à falta de mão-de-obra, levando a prorrogações do prazo, sendo a obra finalmente concluída em janeiro de 1970.

Após a conclusão, um novo subsídio foi concedido em 1971 para cobrir despesas com mobiliário e equipamento, com o projeto elaborado pelos arquitetos Mota Carvalho e Pedro de Almeida Reis. O orçamento final para essa fase foi de 46.500$00. Em 1975, a Direção de Urbanização do Distrito da Guarda informou que a verba destinada às despesas gerais não foi utilizada, indicando que o posto já estava totalmente operacional.

Posteriormente, uma ampliação do edifício original foi levada a cabo para abrigar uma garagem para os veículos de srviço.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
10/01/1970
Importance, Particularities, Singularities and Relative Position (Geography and Chronology)

Pínzio é uma freguesia relativamente distante da sede do concelho de Pinhel, estando no entanto diretamente conectada à duas rodovias, a Estrada Nacional 16 e a Autoestrada A25, que ligam a cidade da Guarda à Vilar Formoso, constituindo uma importante via de ligação com Espanha. Assim, apesar de contar um um reduzido número de habitantes, Pínzio acaba por funcionar como uma espécie de centralidade e ponto de passagem, o que ajuda a explicar a presença de equipamentos públicos ligados à segurança construídos durante a segunda metade do século XX ali.

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Location
Hamlet
Pínzio
Address
Estrada Nacional n.º16, 23
Former Distrito (PT)
GuardaFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext
RuralContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi coligida por Diego Inglez de Souza, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) em Pínzio, Pinhel. Accessed on 22/02/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/2236/posto-territorial-da-guarda-nacional-republicana-gnr-em-pinzio-pinhel

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).