Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Escola Básica e Jardim de Infância n.º 3, Loulé

A Escola Básica e Jardim de Infância n.º 3, de Loulé, foi construída para servir a população escolar local, respondendo à necessidade de ampliar a rede de ensino primário na área urbana da vila que já havia sido contemplada com uma escola (com projeto-tipo da autoria do arquiteto Raul Lino) no âmbito de um projeto nacional anterior ao Plano dos Centenários, e interrompido em 1938.

A distribuição do número de edifícios e de salas – quatro salas, para o sexo feminino – foi pensada em função do recenseamento escolar e da separação por géneros, procurando garantir o cumprimento das normas morais e de bons costumes em vigor, que incluíam a separação física de alunos e alunas em edifícios ou alas distintas. O Plano dos Centenários (1943) previa a construção de dois edifícios escolares, com quatro salas cada, para o núcleo escolar da vila que incluía um número considerável de lugares das duas freguesias urbanas.

A localização escolhida, junto ao Bairro de Casas para Famílias Pobres, resultou não só da dificuldade por parte da câmara em adquirir um terreno que fosse mais central, como também por dispor de terreno municipal já infraestruturado com redes de esgotos e de abastecimento de água em área de expansão urbana, o que veio a pesar na decisão do poder central relativamente à opção apresentada.

A construção da escola prolongou-se por vários anos. Em 1945, solicitou-se à câmara a escolha de terrenos para a implantação da escola, tendo sido inicialmente selecionado um lote na Avenida José da Costa Mealha; porém, as dificuldades na aquisição desse terreno obrigaram à sua substituição por outro disponibilizado, em 1947, junto ao Bairro de Casas para Famílias Pobres. Após pareceres sucessivos e aprovação da nova implantação pelo ministro das Obras Públicas, em janeiro de 1948, o terreno foi colocado à disposição dos empreiteiros, José Rodrigues Semião e José Guerreiro Neto, e o projeto passa à fase de obra, sendo da responsabilidade dos mesmos empreiteiros a execução das obras complementares. A 1 de outubro de 1948 é lavrado o Auto de Entrega do edifício escolar à Câmara Municipal de Loulé. Em 1949, o processo deveria ficar concluído com a entrega do mobiliário escolar para equipar o edifício, mas no final desse ano ainda se aprovavam trabalhos imprevistos que incluíram, por exemplo, o fecho lateral do alpendre para resguardar da rua as portas das instalações sanitárias, sinal da atenção a aspetos de recato e moralidade.

Ao longo das décadas seguintes, a escola mantém-se em funcionamento e continua a ser objeto de investimento e cuidado por parte do município, o que prolonga e reforça o sentido da sua construção original.

Em 1972, no âmbito de um novo plano de expansão da rede escolar, foi proposta a ampliação do edifício “Raul Lino” e da escola do Plano dos Centenários, numa altura que que a diretora da escola feminina solicitava obras de manutenção, às quais os serviços de Construções Escolares respondem com a promessa de vistoria e intervenção. Em 1975 é preparado um processo de conservação mais abrangente, que incluía a substituição de vidros, sanitas e soalhos, pinturas e caiação. Em 1977 a câmara municipal pagou à Cooperativa Operária Louletana de Construção Civil pelos trabalhos de arranjo do terreno do recreio e remodelação do muro de vedação da escola.

Desconhecem-se as datas de construção do edifício da cantina escolar e das ampliações mais recentes.

O edifício mantém funções educativas.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
08.10.1948
Importance, Particularities, Singularities and Relative Position (Geography and Chronology)

O arranque do processo de construção das primeiras escolas previstas para o concelho de Loulé foi atribulado e pouco consensual – sucessivas propostas e várias soluções de distribuição de edifícios para Alte, Salir, Quarteira, Apra e outros lugares –, com intensas trocas de ofícios entre Ministério da Educação Nacional, Ministério das Obras Públicas, direções externas e Câmara Municipal de Loulé, o que evidencia a tensão entre critérios técnico-financeiros centrais e necessidades e interesses locais. Só mais tarde se fixaria, entre os primeiros seis edifícios escolares do concelho, a construção de um edifício de quatro salas no núcleo urbano da então vila de Loulé.

Programme

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Hamlet
Loulé
Address
Rua João Crisostomo de Freitas Barros
Former Distrito (PT)
FaroFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Education ˃ Primary SchoolFunctional Typology
Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi compilada e redigida por Tânia Rodrigues, em outubro de 2024 e dezembro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Tânia Rodrigues for Arquitectura Aqui (2025) Escola Básica e Jardim de Infância n.º 3, Loulé. Accessed on 16/12/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/23131/escola-basica-e-jardim-de-infancia-n-3-loule

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).