Lar São Gonçalo de Lagos, Monchique
Em fevereiro de 1962, a Santa Casa da Misericórdia de Monchique solicitou um subsídio à Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) para a construção de um novo edifício do Asilo de Velhos. O objetivo era criar um espaço adequado para o apoio aos idosos. Em novembro do mesmo ano, a FCG concedeu um subsídio no valor de 413.644$44, que seria pago em quatro prestações. Este subsídio estava destinado exclusivamente a comparticipar nas despesas de construção do novo asilo, que também seria custeado pela Direção-Geral da Assistência (25%) e pelo Comissariado do Desemprego (23%). O edifício foi inaugurado a 28 de maio de 1965, e era destinado aos idosos, com áreas específicas para os internados do sexo masculino e feminino, além de zonas de convivência e repouso.
O projeto arquitetónico foi integrado no plano de urbanização do município e estava organizado em dois volumes paralelos, sendo o de menores dimensões recuado em 2,5 metros, relativamente ao da linha da frente. O edifício principal acomodava as dependências principais do programa, enquanto o volume anexo era destinado a um espaço independente para dois casais.
Key moments (click below for details)
Location
Status & Uses
Forum
A informação constante desta página foi compilada e redigida por Tânia Rodrigues, em junho de 2022, com base em diferentes fontes documentais.
To quote this work:
Tânia Rodrigues for Arquitectura Aqui (2025) Lar São Gonçalo de Lagos, Monchique. Accessed on 05/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/23417/lar-sao-goncalo-de-lagos-monchique