Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Bairro de Casas Económicas, Viana do Castelo

As primeiras 64 casas do Bairro de Casas Económicas de Viana do Castelo, também conhecido como Bairro do Jardim, foram construídas entre 1933 e 1935, por iniciativa da Câmara Municipal, com projeto do arquiteto Rogério de Azevedo e financiamento do Estado.

Em 1951, por pedido do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência, a Repartição de Obras da Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Secção de Construção de Casas Económicas da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais colaboraram na elaboração de um estudo para a ampliação do bairro, aproveitando os terrenos anexos ao Bairro, pelo seu lado poente. Entre esse ano e 1958, foram sendo realizadas alterações ao estudo original, incidindo essencialmente sobre o número, classe e tipo dos fogos a construir. Em 1958, considerou-se insuficiente a verba inscrita no Orçamento Geral do Estado para os trabalhos de ampliação do bairro, “reconhecendo-se que se concentram em Lisboa e Porto a maior parte dos funcionários públicos, administrativos e sindicalizados, parece justa que seja despendida a dotação orçamental nessas cidades com a construção de casas económicas”. No entanto, como a Câmara Municipal possuía terrenos que “permitiriam imediatamente a construção de cerca de 50 moradias, a maior parte deles já urbanizados”, a Direção Geral da Previdência e Habitações Económicas recomendou a redução dos fogos a construir à classe A, resultando em fogos “ que por serem de um só piso como as existentes, melhor se integrariam no conjunto e para as quais se julga encontrar sempre concorrentes habilitados e em grande número”.

Dois anos depois, em outubro de 1960, a empreitada de ampliação do Agrupamento de Casas Económicas de Viana do Castelo foi adjudicada ao empreiteiro Ernesto Enes Minas. Desconhece-se a data exata de conclusão da obra, que figura na publicação “Melhoramentos em Execução e a Inaugurar - 27 de abril a 28 de maio 1963”, do Ministério das Obras Públicas.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1963

Key moments (click below for details)

Activities 2

Location

Community
Address
Largo do Jardim, Viana do Castelo
Former Distrito (PT)
Viana do CasteloFormer Distrito (PT)
Context
CosteiroContext
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Bairro de Casas Económicas, Viana do Castelo. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/31199/bairro-de-casas-economicas-viana-do-castelo

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).