Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Edifício da Casa do Povo de Mazarefes, Viana do Castelo

Até 1967, a Casa do Povo de Mazarefes encontrava-se instalada em condições desadequadas, descritas, num relatório de inspeção de 1955, como sendo “de uma pobreza desoladora”, onde “não é com grande segurança que se caminha sobre o soalho, pois as tábuas cedem, à passagem por forma pouco tranquilizadora…”. Em janeiro de 1966, a situação mantinha-se, sendo então descrita numa notícia no jornal O Comércio do Porto: “a sala de espera, isto é, a única sala existente, tem o soalho a ruir; o chamado ‘consultório médico’, sem as condições mínimas, tem o telhado em tal estado que chove lá dentro - chove sobre o médico e sobre os doentes!”.

Em 1959, a Casa do Povo adquiriu uma parcela de terreno para a futura construção de um edifício-sede e, cinco anos mais tarde, em abril de 1964, apresentou um projeto à Direção de Urbanização do Distrito de Viana do Castelo. Este não foi imediatamente aprovado, considerando a Direção que o edifício se deveria recuar face à Estrada Nacional e que o edifício projetado não traduzia bem a sua função pública, lembrando um traçado residencial. Só após a apresentação de dois aditamentos ao projeto, foi este aprovado pela Direção de Urbanização, em fevereiro de 1966, tendo já recebido financiamento através do Ministério das Corporações e Previdência Social. Em março do mesmo ano, a Casa do Povo recebeu uma comparticipação de 195.000$00 pelo Ministério das Obras Públicas e, em abril, a obra foi adjudicada a Diamantino Campainha, por 583.000$00.

A 17 de junho de 1967, o edifício da Casa do Povo de Mazarefes foi inaugurado.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1967
Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

A Casa do Povo de Mazarefes localiza-se na Estrada Nacional 308, numa zona de urbanização dispersa, desarticulada de outros equipamentos coletivos. O edifício desenvolve-se num só piso, em forma de L. De acordo com o projeto original, um dos corpos que o compõe era constituído pela zona cultural e recreativa (biblioteca e salão de festas), que abria diretamente para o exterior. O outro, acessível através de uma sucessão de espaços de transição, continha a zona administrativa e um “centro rural feminino”, com cozinha e sala de costura e bordados. No limite sul desse corpo, encontravam-se as dependências da zona clínica, com entrada independente pela fachada lateral do edifício.

Programme

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Avenida da Conchada
Former Distrito (PT)
Viana do CasteloFormer Distrito (PT)
Context
CosteiroContext
UrbanoContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

Documentation

Records & Readings

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em agosto de 2024, com base em diferentes fontes documentais.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Edifício da Casa do Povo de Mazarefes, Viana do Castelo. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/31468/edificio-da-casa-do-povo-de-mazarefes-viana-do-castelo

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).