Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Edifício da Cooperativa Agrícola, LousadaGrémio da Lavoura, Lousada

O edifício da Cooperativa Agrícola de Lousada foi inicialmente construído como sede do Grémio da Lavoura. A direção do Grémio recebeu uma comparticipação de 250.000$00 do Ministério das Obras Públicas para a sua construção, que terá terminado entre meados de 1964 e 1965, quando foi oficialmente inaugurado. A transferência dos serviços para estas novas instalações permitia, de acordo com ofício da Direção-Geral do Trabalho e Corporações, “antever a ampliação da atividade do organismo no campo técnico, quer promovendo cursos de ensino teórico-prático, quer coligindo elementos necessários à gestão agrícola, atividades estas impostas pela necessidade da lavoura atingir aquele desafogo que o bem geral da Nação exige”.

A transição para Cooperativa Agrícola operou-se depois do 25 de Abril. Ao longo das décadas, o edifício foi sofrendo transformações nas formas da sua utilização. Inicialmente, aquando da formação da Cooperativa, a parte inferior do edifício destinava-se a armazém agrícola para os associados. Na parte superior, existiriam alguns escritórios, assim como uma pequena secção que vendia produtos da Agros. O tipo de produtos vendidos foi-se tornando mais abrangente e, em data desconhecida, a secção de vendas foi transferida para o piso inferior, tendo sido realizadas pequenas alterações no edifício para se adaptar a esta nova função. Desde então, o piso superior encontra-se sem utilização. O armazém agrícola foi então transferido para um edifício situado no parque industrial, até ser construído o armazém onde, em 2024, se encontravam as instalações da Coopagri de Lousada. Na década de 1990, de acordo com o mesmo testemunho, terá sido construído o edifício para o rés-do-chão do qual se expandiu o supermercado da Cooperativa.

Em setembro de 2024 conversamos com Otília, trabalhadora da Cooperativa Agrícola de Lousada. Otília confirma que o edifício da Cooperativa Agrícola foi originalmente o Grémio da Lavoura. O seu pai trabalhou durante quarenta anos no Grémio da Lavoura e participou na transição para Cooperativa em 1977, tendo ela acompanhado desde pequena a vida do edifício, que já existia antes de 1970. Segundo comenta, ao longo dos anos, o edifício foi sendo adaptado, passando de armazém agrícola para espaço comercial, com a criação de uma pequena secção de vendas que viria a dar origem ao supermercado. Com o crescimento da atividade, o supermercado foi transferido para o rés-do-chão e o armazém para o parque industrial. Atualmente, a parte superior do edifício encontra-se devoluta e carece de reabilitação, mantendo-se o supermercado como principal uso e ponto de referência para os clientes. Uma outra moradora comenta que na parte de cima do atual armazém aberto ao publico antigamente havia escritórios.

   

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1965

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
R. da Feira, 4620-687 Lousada
Former Distrito (PT)
PortoFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

Documentation

Records & Readings 2

A informação constante desta página é fruto do trabalho de Catarina Ruivo e Ivonne Herrera Pineda, realizado ao longo de 2024. Foi reunida através de fontes documentais e bibliográficas, e conta com a preciosa informação partilhada por funcionárias da Cooperativa Agrícola, com quem pudemos conversar em Lousada.

To quote this work:

Catarina Ruivo e Ivonne Herrera-Pineda for Arquitectura Aqui (2026) Edifício da Cooperativa Agrícola, Lousada. Accessed on 20/01/2026, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/31713/edificio-da-cooperativa-agricola-lousada

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).