Habitações na Rua das Acácias, Abrantes
Os dois blocos habitacionais situados na Rua das Acácias, que se localizam em frente à esquadra da PSP de Abrantes, foram construídos entre 1980 e 1984, no âmbito de sucessivos estágios de formação profissional para operários da construção civil organizados pelo Fundo de Desenvolvimento de Mão-de-Obra em colaboração com a Câmara Municipal de Abrantes.
Entre 1978 e 1980 foram sendo definidos o regulamento dos estágios e o papel de cada entidade nas diversas fases de montagem e realização dos estágios. Durante as reuniões que decorreram ao longo de 1980, a Câmara Municipal salientou a necessidade de realização de cursos de formação profissional para pedreiros, já que se sentia falta “dessa mão-de-obra qualificada sentida tanto pelas autarquias locais da área do como pelas empresas do ramo”. Esta necessidade ficou finalmente plasmada no Acordo de Cooperação entre as duas entidades, aprovado em maio de 1981, no qual se referia “a falta de mão-de-obra qualificada no sector da Construção Civil, de que se destacam, particularmente, as profissões de pedreiros e de carpinteiros de cofragens”, que a Câmara sentia ter reflexos no desenvolvimento da região, e se explicava o objetivo do Acordo de “conciliar as necessidades de formação profissional com a produção efectiva de bens com utilidade, o que no caso concreto se traduziria essencialmente na construção de habitações”.
O mesmo Acordo definia que o Fundo de Desenvolvimento de Mão-de-Obra ficava obrigado a equipar um secção com capacidade para 14 estagiários; fornecer materiais de carpintaria e construção, conceder subsídios aos estagiários; assegurar os encargos com a programação e monitoragem dos cursos; e ainda a comparticipar a construção de um pavilhão para funcionamento de aulas teóricas e armazenamento de materiais e equipamento - que ficaria a ser propriedade da Câmara Municipal de Abrantes. Esta última deveria ceder o terreno para construção das habitações - cujo projeto seria elaborado conjuntamente pelas duas entidades; suportar as despesas decorrentes da preparação do terreno, assegurar os trabalhos de carpintaria, pintura, eletricidade e canalização pelo seu pessoal; garantir a colocação de água e eletricidade; suportar os encargos da utilização do pavilhão; assegurar 2 dos seus funcionários para apoio ao curso; fornecer todos os materiais necessários para a construção das habitações.
No momento de aprovação do Acordo já se encontrava construído o pavilhão e em curso o primeiro estágio de formação profissional, que terminaria em julho de 1981. Previa-se já o arranque de novo estágio em setembro do mesmo ano, a concluir em maio de 1982. Aquando da conclusão do segundo, estava autorizada a realização de um terceiro estágio, do qual se desconhecem datas de início e fim.
Construídos no decorrer destes estágios, os dois blocos habitacionais estavam concluídos em setembro de 1984, permanecendo propriedade da Câmara Municipal de Abrantes até à sua alienação, em 1996.
Analysis
Key moments (click below for details)
Location
Status & Uses
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em outubro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
To quote this work:
Arquitectura Aqui (2025) Habitações na Rua das Acácias, Abrantes. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/35348/habitacoes-na-rua-das-acacias-abrantes