Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Edifício da Casa do Povo de S. Miguel de Rio Torto, Abrantes

A Casa do Povo de S. Miguel do Rio Torto foi fundada em 1934 e abrangia uma população de, aproximadamente, 1.800 habitantes.

Pouco tempo após a sua fundação, em 1938, a Casa do Povo já dispunha de projeto para a construção de um edifício sede. No entanto, em 1952, por razão desconhecida, o projeto não tinha ainda saído do papel: um relatório de inspeção à Casa do Povo referia não existir ainda uma sede própria, encontrando-se a Casa do Povo instalada num “casarão desconfortável”, onde se tinha montado uma biblioteca e instalado um aparelho de TSF e uma mesa de pingue-pongue. Assim, embora instalada em más condições, era descrita como uma das melhores do distrito de Santarém. Dispunha de assistência médica e concedia subsídios por doença, morte, invalidez e nascimento, mantinha uma banda de música e realizava bailes e sessões de cinema. sendo estimada e utilizada pela população.

A sede da Casa do Povo de S. Miguel do Rio Torto terá sido concluída em 1956, segundo inscrição na calçada do pátio frontal do edifício. Em novembro de 1957, a sede foi considerada magnífica.

Passados quase duas décadas desde a elaboração do primeiro projeto, a população de S. Miguel de Rio Torto havia aumentado consideravelmente. O censo de 1950 indicava que a freguesia tinha quase 5.000 habitantes, dos quais 1.131 eram sócios da Casa do Povo, apesar do grande peso da indústria no emprego local. Aos 300 a 350 operários membros da Casa do Povo atribuía-se “uma grande parte da excepcional vitalidade do organismo”. Nesta altura, a Casa do Povo possuía uma banda de música, um grupo de futebol com campo de jogos próprio e organizava sessões de cinema ambulante. Sobre estas, referia-se que os filmes escolhidos, embora não oferecessem “grandes preocupações, salvo dois ou três, só obedecem ao critério de lisonjear o gosto de um público já bastante deseducado”.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Key moments (click below for details)

Conclusion Date
1956
Activities 2

Location

Community
Address
R. Gen. Avelar Machado 42, 2205-563 São Miguel do Rio Torto
Former Distrito (PT)
SantarémFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em setembro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Casa do Povo de S. Miguel de Rio Torto, Abrantes. Accessed on 09/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/35363/casa-do-povo-de-s-miguel-de-rio-torto-abrantes

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).