Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Hospital São João de Deus, Montemor-o-NovoHospital Infantil de São João de Deus, Montemor-o-Novo

A construção do Hospital Infantil São João de Deus iniciou-se em 1947 e o edifício original foi inaugurado em 1950. Em 1954, concluiu-se a igreja anexa. Desde o início da década de 1940 que a Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de São João de Deus tinha a intenção de construir uma obra que homenageasse o seu santo patrono no local do seu nascimento. Entre a sua inauguração e 1956, o hospital tinha atendido cerca de mil crianças (800 vindas do sul do país). Só nesse ano tinham-se realizado 150 cirurgias. Até 1968, o hospital tratou mais de quatro mil crianças.

A partir de 1956, o hospital passou a beneficiar de subsídios da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) para suprir algumas das suas necessidades. Foi neste contexto que a FCG financiou, ao longo da década de 1960, a beneficiação das instalações existentes, a construção de um novo edifício (da autoria do arquitecto Sebastião Formosinho Sanchez) e a instalação de um serviço de hidroterapia e de oficinas ortopédicas. O novo pavilhão foi inaugurado em 1966 pelo então Presidente da República, Américo Tomás, contando com a presença do presidente da FCG, José de Azeredo Perdigão. O hospital tornou-se, ao longo dos anos, uma referência na área da medicina física e reabilitação, recebendo, desde cedo, doentes vindos de todo o país e do estrangeiro.

Em 2004, o equipamento passou a designar-se Hospital de São João de Deus, uma vez que tinha passado a atender um número maior de adultos do que de crianças. Ao longo das primeiras décadas do século XXI, o hospital adaptou-se às mudanças demográficas e à evolução das necessidades na região que serve, integrando, desde 2009, a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (com uma unidade de cuidados continuados de convalescença, uma unidade de cuidados paliativos, uma unidade de cuidados continuados de média duração e reabilitação e uma unidade de longa duração e manutenção), tendo um total de 60 camas de internamento.

Dispõe também de consultas externas de Ortopedia, Clínica Geral, Fisiatria, Reumatologia, Neurocirurgia, Psicologia Clínica, Neuropsicologia e Psiquiatria. Tem ainda um ginásio, um serviço de electroterapia e oficinas ortopédicas para produção adaptação e manutenção de próteses, ortóteses e calçado ortopédico. No hospital trabalhavam em 2024 mais de 70 Colaboradores integrados em equipas multidisciplinares.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Conclusion Date
1950.10.03
Community

Location

Former Distrito (PT)
ÉvoraFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work
Original Use

Chronology of Activities

Activities 2

Brief Description

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O Hospital de São João de Deus localiza-se na metade norte do tecido urbano de Montemor-o-Novo, perto do cruzamento entre Estradas Nacionais EN2 e EN4 / EN114. Trata-se de um conjunto de vários edifícios ligados entre si, construídos em épocas diferentes, tomando a forma, em planta, de um ‘Y’. O edifício original do hospital – paralelo à EN2 e construído entre 1947 e 1950 – é composto por três pisos e tem cerca de 1500m2. No final da década de 1950, os seus sectores principais – enfermarias e bloco operatório – eram já considerados insuficientes para responder às necessidades da unidade hospitalar.

Datam de 1957 os primeiros estudos do arquitecto Sebastião Formosinho Sanchez para a remodelação do edifício existente e para a construção de um novo pavilhão que, juntamente com a igreja, o serviço de hidroterapia e as oficinas ortopédicas, compõe a maior parte do conjunto que subsiste até hoje, embora com algumas alterações e remodelações efetuadas ao longo das décadas. Segundo o arquitecto, a ampliação do hospital – inaugurada em 1966 – não se tratava de uma obra luxuosa, porquanto “a modéstia das instituições hospitaleiras requer um hospital modesto; um hospital tanto quanto possível em paralelo com o verdadeiro significado de uma Ordem Hospitaleira”.

A informação constante desta página foi redigida por João Cardim, em junho de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

A documentação localizada nos arquivos da Fundação Calouste Gulbenkian foi recolhida e sistematizada por Rita Fernandes em 2022. 

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Hospital São João de Deus, Montemor-o-Novo. Accessed on 19/09/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/3987/hospital-sao-joao-de-deus-montemor-o-novo

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).