Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Casa do Povo de Malpica do Tejo, Castelo Branco

O edifício da Casa do Povo de Malpica do Tejo foi construído entre dezembro de 1961 e 1966, data em que foi inaugurado pelo Ministro das Corporações Gonçalves Proença. Nessa altura, focaram-se as valências deste organismo: centrando-se na assistência médica e previdência (com concessão de subsídios em caso de doença, invalidez, casamento, nascimento de filhos e morte), almejava fomentar convívio e cultura através de uma biblioteca e de televisão. Fazia-se também menção ao "curso de formação família rural". Aquando da inauguração, numa das salas várias senhoras estavam a bordar e a fazer malha, expondo os seus trabalhos de lavores e assim demonstrando outra possível utilização dos espaços.

A Casa do Povo foi constituída em 1942, tendo funcionado num modesto edifício arrendado que não satisfazia para o fim em vista. Recebeu comparticipação estatal através do Fundo de Desemprego para a construção da nova sede.

Houve uma intervenção de recuperação já nos anos 2000, com apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco e da Junta de Freguesia de Malpica do Tejo, que dividiu o edifício a meio, obtendo-se um amplo salão de festas.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Conclusion Date
1966
Community

Location

Address
R. da Estrada
Former Distrito (PT)
Castelo BrancoFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

Chronology of Activities

Activities 2

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em junho de 2024, com base em diferentes fontes documentais.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Casa do Povo de Malpica do Tejo, Castelo Branco. Accessed on 19/09/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/43816/casa-do-povo-de-malpica-do-tejo-castelo-branco

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).