Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Residência Arciprestal de Abrantes

Desconhecem-se as datas de início e conclusão da Residência Arciprestal de Abrantes. A localização indicada nesta página é uma suposição, construída com base na documentação disponível.

O primeiro documento encontrado relativo à Residência Arciprestal é um projeto de agosto de 1955, onde se refere que o local escolhido para a sua implantação se situa em “terrenos que ladeiam o Adro da Igreja de S. Vicente”. Este primeiro projeto contemplava apenas a função habitacional.

Mais tarde, em 1959, um novo projeto foi remetido pelo Bispo de Portalegre e Castelo Branco à Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. Explicava-se que a construção da Residência Arciprestal tinha vindo a ser preterida por falta de meios e que se considerava então avançar com a obra - agora com um projeto mais amplo e ambicioso. O memorial explicativo que acompanhou o projeto explicava a necessidade do novo edifício projetado, que incluiria salas para catequese e salão paroquial destinado a conferências, reuniões, festas e educação dos jovens e crianças. Descrevia-se então Abrantes como a “sede do maior Arciprestado da Diocese, agregando 17 freguesias, com influência nos Concelhos circunvizinhos, numa zona de franco progresso industrial e comercial, aonde afluem personalidades de relevo que o Arcipreste deve receber em instalações condignas, actualmente inexistentes”. Nas traseiras da igreja existente, referia-se a existência de um terreno adequado para a construção do edifício, devendo esta vir a “sanear um lugar votado à imundice, à imoralidade e ao roubo”.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Key moments (click below for details)

Conclusion Date
post. 1959
Activities

Location

Community
Address
Adro de S. Vicente
Former Distrito (PT)
SantarémFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Status
DesconhecidoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em setembro de 2024, com base em fontes documentais.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Residência Arciprestal de Abrantes. Accessed on 12/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/46394/residencia-arciprestal-de-abrantes

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).