Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Escola Básica, Deocriste, Viana do Castelo

A Escola Básica de Deocriste foi construída entre 1985 e 1986, tendo a sua construção sido adjudicada à firma Vodul-Sociedade de Construções Civis, Lda. 

Em fevereiro de 1986, foi decidido, em reunião da Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi deliberado pedir a opinião de diversas instituições relevantes (Direção-Geral do Ensino Básico (DGEB), Direção-Geral do Equipamento Escolar (DGEE), Inspeção-Geral de Ensino (IGE), Escola Superior de Educação (ESE) e Escola do Magistério Primário (EMP)) relativamente ao isolamento das diferentes salas de aula das escolas de área aberta, o que vinha a ser solicitado pelos professores primários do concelho.

A resposta da EMP, de abril do mesmo ano, indicava que deveriam ser os professores a decidir, mas que “talvez fosse oportuno fazer o isolamento das salas com materiais facilmente movíveis, a fim de poderem ser retirados com facilidade, quando os professores se sentissem mais adaptados a este tipo de Construção”. A resposta da ESE de Viana do Castelo explicava que o modelo de sala aberta se inseria “numa nova pedagogia inovadora, com a qual está de acordo, pois pressupõe o uso de estratégias pedagógicas dentro de uma perspetiva interdisciplinar e integrada, que é a perspetiva adotada pelo modelo de formação de professores que vai ser adoptada nesta ESE”. Considerava-se, no entanto, que a construção de salas abertas poderá ter sido prematura, significando, em alguns casos, “a aplicação duma estratégia inovadora a uma metodologia tradicional”.

No seguimento destas opiniões, a Câmara Municipal deliberou, “por unanimidade, respeitar, de acordo com as informações recolhidas e dados disponíveis, a conceção dos projecos originais”. No entanto, “por julgar que não há qualquer inconveniente de natureza pedagógica e correspondendo a alguns reparos expressos por alguns agentes de ensino”, deliberou também encarregar os seus Serviços Técnicos de “estudar a possibilidade de se colocar portas de correr ou outro dispositivo que não subverta ou adultere os pressupostos técnico-pedagógicos daquelas escolas”. Em junho de 1986, foi adjudicada à firma Vodul a instalação de quatro painéis de correr, incluindo-se em cada um deles uma porta de abrir de uma folha", no edifício escolar de Deocriste.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1986
Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

A Escola Básica de Deocriste segue o projeto-tipo de escolas de ensino primário de área aberta (escolas P3). É conformada por um bloco polivalente e um bloco de aulas, interligados. O bloco polivalente é composto por cozinha, despensa, sanitários, zona de banho, cantina, ginásio e sala de diretor e posto médico. O bloco de aulas é composto por 3 salas com zona de trabalhos manuais comum. O acesso entre os blocos faz-se através de um corredor onde se encontram os sanitários do corpo de aulas.

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Hamlet
Outeiro
Address
Rua da Palma
Former Distrito (PT)
Viana do CasteloFormer Distrito (PT)
Context
CosteiroContext
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Education ˃ Primary SchoolFunctional Typology
Status
DesconhecidoStatus of Work

Esta obra encontra-se em estudo. Em breve será disponibilizada mais informação. Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.  

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Escola Básica, Deocriste, Viana do Castelo. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/46724/escola-basica-deocriste-viana-do-castelo

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).