Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Posto da Guarda Fiscal (GF), Paradela, Miranda do Douro

A história da construção do Posto Fiscal de Paradela iniciou-se em 1950, altura em que a Junta de Freguesia cedeu uma parcela de terreno para implantação do edifício, na condição de que a obra fosse iniciada dentro do prazo de dois anos. No mesmo ano, o Comando Geral da Guarda Fiscal considerou o edifício de baixa prioridade e, mais de dois anos depois, a Delegação das Obras de Edifícios de Cadeias, das Guardas Republicana e Fiscal e das Alfândegas informava a Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais da impossibilidade de avançar com as obras se a dotação orçamental não fosse suficientemente reforçada.

Não se encontrou qualquer informação sobre a situação do Posto Fiscal de Paradela entre 1953 e 1971, altura em que o Comando Geral da Guarda Fiscal já considerava a sua construção prioritária, sendo as instalações da Guarda Fiscal então precárias, num prédio arrendado.

Entre 1971 e julho de 1972, foi executado um anteprojeto na Delegação dos Edifícios da Segurança e das Alfândegas que, ainda em julho do mesmo ano, foi aprovado pelo Secretário de Estado das Obras Públicas. O projeto definitivo foi aprovado um ano depois, com uma estimativa orçamental de 655.220$00.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Notes

Conclusion Date
post. 1972

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Hamlet
Paradela
Former Distrito (PT)
BragançaFormer Distrito (PT)
Context
RuralContext
InteriorContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo com base em diferentes fontes documentais e legislação.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Posto da Guarda Fiscal (GF), Paradela, Miranda do Douro. Accessed on 24/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/4685/posto-da-guarda-fiscal-gf-paradela-miranda-do-douro

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).