Pavilhão do Clube Académico de Bragança
O Pavilhão Polidesportivo do Clube Académico de Bragança foi construído por iniciativa do clube, tendo recebido apoio financeiro do Ministério das Obras Públicas e terreno da Câmara Municipal de Bragança.
O primeiro pedido de financiamento foi realizado em outubro de 1979, pelo Clube Académico de Bragança à Direção Geral dos Desportos, comprometendo-se o clube a suportar 40% do custo da obra. O pedido foi reencaminhado para a Direção do Equipamento Regional e Urbano, juntamente com a informação de que a Direção Geral dos Desportos tinha classificado a obra prioritária, e que a mesma tinha parecer favorável do Secretário de Estado da Juventude e Desportos.
Apenas em maio de 1983, recebeu o Clube Académico uma comparticipação de 1.000.000$00, aprovada pelo Secretário de Estado das Obras Públicas. Esta comparticipação dizia respeito a um projeto com orçamento estimado de 12.000.000$00, aprovado pela Câmara Municipal de Bragança, relativo a um pavilhão ginásio anexo ao pavilhão gimnodesportivo municipal, que viria “libertar o pavilhão existente de determinadas actividades desportivas que actualmente o sobrecarregam”. A memória descritiva deste projeto referia que o Clube Académico tinha, na altura, 600 praticantes, entre os 4 e os 60 anos de idade, de diferentes atividades (ginástica infantil, desportiva, rítmica, de manutenção, especial para deficiente, aikido, ténis e hóquei em patins), 11 professores, atividade superior a 60 horas semanais e um total de 932 sócios. A obra seria implantada num terreno com direito de superfície concedido pela Câmara Municipal de Bragança, situado junto ao já existente gimnodesportivo municipal.
As obras foram iniciadas em outubro de 1983, sendo levadas a cabo por administração direta, já que o clube tinha assegurado diversos contributos por parte dos associados e da população, e assim pretendia avançar a obra de forma mais célere que a atribuição da comparticipação.
O edifício construído não corresponde ao primeiro projeto aprovado, tendo este recebido um aditamento em fevereiro de 1984. O aditamento foi justificado pela alteração da implantação, e dele resultou o afastamento do pavilhão-ginásio do gimnodesportivo existente. Esta nova configuração não permitia que os dois espaços se ligassem, inviabilizando a utilização dos balneários do segundo pelos utilizadores do primeiro. Assim, “entendeu-se criar num espaço existente entre ambos os pavilhões, as estruturas necessárias e imprescindíveis ao bom funcionamento do Pavilhão”, prevendo-se, no mesmo espaço, balneários e espaços de administração e assistência sociocultural, numa cota inferior. Estimava-se o custo total deste aditamento em 7.650.000$00.
Para a realização da obra, o Clube Académico de Bragança recebeu, em maio de 1984 uma nova comparticipação de 7.200.000$00 e, em novembro do mesmo ano, um reforço de 4.500.000$00.
Analysis
Key moments (click below for details)
Location
Status & Uses
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2024, com base em fontes documentais.
To quote this work:
Arquitectura Aqui (2025) Pavilhão do Clube Académico de Bragança. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/4827/pavilhao-do-clube-academico-de-braganca