Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Emissor Regional, Castelo Branco

A construção de um emissor regional em Castelo Branco partiu da iniciativa da Emissora Nacional de Radiodifusão (ENR), que em 1967 se dirigiu à Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) para que se levasse a cabo tal empreendimento. A ENR pretendia expandir, de forma urgente, a cobertura radiofónica no território nacional, e tinha verba para a instalação em Castelo Branco. Segundo o Governador Civil de Castelo Branco, tratava-se de um anseio de longa data por parte dos albicastrenses.

O edifício foi projetado pelo arquiteto Manuel Lopes de Montalvão, funcionário da direção-geral, em 1967. O auto de recepção definitiva foi assinado em setembro de 1970, e o edifício foi entregue ao Ministério das Finanças para cessão à ENR poucos dias depois, embora tenha ainda havido alguns trabalhos adicionais de instalação na sequência, como a colocação de cabos condutores de energia elétrica e de esgotos para águas pluviais.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Notes

Importance, Particularities, Singularities and Relative Position (Geography and Chronology)

Apresenta semelhanças ao nível formal com o Emissor Regional de Miranda do Douro, embora os materiais das fachadas e os pormenores dos vãos sejam diferentes. Trata-se de dois edifícios projetados para integrar uma rede de emissores espalhada pelo território nacional, que deveriam ter características particulares do local de implantação, sem perder a uniformidade a aplicar em função do programa.

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O Emissor Regional de Castelo Branco foi implantado num terreno quadrangular em zona extraurbana, localizando-se a noroeste desta, próximo da Estrada Nacional 233 - uma das vias de acesso, na zona da Taleigueira.

Segundo a documentação consultada, o projeto do emissor regional de Vila Real serviu de base ao estudo para o de Castelo Branco. Trata-se de um edifício de piso único, com planta retangular e cobertura em telha, com torre adossada na fachada posterior. Integrava átrio, vestiário, instalações sanitárias, sala de aparelhagem e posto de transformação. Foi necessária uma simplificação da composição formal apresentada na primeira proposta.

Key moments (click below for details)

Conclusion Date
1970
Activities

Location

Community
Address
N233
Former Distrito (PT)
Castelo BrancoFormer Distrito (PT)
Context

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

Materials & Technologies

Construction
Betão ArmadoBuilding Materials
GranitoBuilding Materials
TelhaBuilding Materials

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em outubro de 2024, com base em fontes documentais.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Emissor Regional, Castelo Branco. Accessed on 15/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/50211/emissor-regional-castelo-branco

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).