Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Matadouro Municipal, Castelo de Vide

O Matadouro Municipal de Castelo de Vide foi construído por inciativa da Câmara Municipal de Castelo de Vide, pela necessidade conferida pela situação precária que estes serviços apresentavam na vila.

O edifício foi projetado pelo Arq. Alberto Cruz em 1950, sob aprovação da Direção-Geral dos Serviços Pecuários, e destinava-se a matança de gado diverso.

Seria inaugurado em 1952.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1952
Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O edifício do matadouro compunha-se, na sua origem, por 3 pavilhões que se desenvolvem num único piso. O seu programa dividia-se em 5 zonas distintas: feira e inspeção de gado; estábulos; matança; serviços complementares; e administração.

A zona de feira e inspeção de gado constituía-se por um recinto desafogado, cercado por um muro e acedido através de um portão. Junto a este, situava-se um pequeno estábulo de isolamento destinado a gado suspeito de risco de contágio, bem como um alpendre para inspeção dos animais a abater.

Seguia-se a zona de estábulos, articulados igualmente com a feira, para onde seguiam os animais aprovados para abate.  Destes, o recinto destinado aos suínos era de maiores dimensões que o das restantes espécies, atendendo a que a matança destes era superior - sendo uma das principais indústrias da vila.

Por sua vez, o edifício onde se instalavam os restantes serviços de matança, complementares, de administração e garagem, que, apesar de reunidos num único bloco, apresentavam independência e intercomunicação. A zona de matança permitia a entrada direta dos animais nas salas de abate, possuindo luz abundante e arejamento, atendendo à atividade a que se destinava. A sala de matança de gado suíno dispunha de uma chaminé ampla. Em comunicação com estas, uma sala destinada ao enxugo, frigorífico e cais de embarque, que possibilitava a carga e distribuição.

Os serviços complementares constituíam-se pelo depósito de combustível e caldeira de aquecimento, sala de despejo, triparia, depósito de cornos e extremidades, depósito de peles e instalações sanitárias e vestuários (para pessoal masculino e feminino).

A zona de administração apresentava um gabinete destinado ao veterinário, com instalações sanitárias próprias, e um pequena divisão para o fiscal igualmente com instalações sanitárias, estrategicamente posicionada para garantir a vigilância do local.

A garagem dispunha de espaço para um camião de transporte de carnes.

A implantação do conjunto, caracterizado pelo seu aspeto simples, teve em conta o plano de urbanização da vila, bem como o acesso a água, redes de esgotos e acesso de transportes. 

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Rua Alexandre Herculano
Former Distrito (PT)
PortalegreFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext
InteriorContext

Status & Uses

Original Use
Status
Devoluto ParcialStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Matadouro Municipal, Castelo de Vide. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/55604/matadouro-municipal-castelo-de-vide

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).