Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Sede da Junta de Freguesia de Santa Eulália, ElvasCasa do Povo de Santa Eulália, Elvas

Tanto quanto a documentação permite compreender, o processo de construção da Casa do Povo de Santa Eulália ter-se-á iniciado em 1956, com a formalização do pedido de comparticipação da obra pelo Estado.

Em dezembro desse mesmo ano, o Ministério das Obras Públicas concedia uma comparticipação de 40.000$00 à Direção da Casa do Povo de Santa Eulália, através do Fundo de Desemprego, para a construção do edifício - numa obra orçada em 590.000$00.

Projetada pelos Arquitetos Jaime de Azevedo e António de Brito, a construção terá sido concluída em 1959, pese embora registos rematam a sua inauguração para março de 1958.

A propriedade da antiga Casa do Povo pertencia ao Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social e foi transferida, em 2023, para a Câmara Municipal de Elvas - sendo que era já sede da Junta de Freguesia de Santa Eulália.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1959
Topic

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Largo Capitão Carpinteiro, Rua da Porta de Baixo, Rua Dr. Theotónio Pereira
Former Distrito (PT)
PortalegreFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext
InteriorContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work
Other Uses

Forum

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Sede da Junta de Freguesia de Santa Eulália, Elvas. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/55900/sede-da-junta-de-freguesia-de-santa-eulalia-elvas

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).