Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Jardim Público e Parque Infantil, Santa Eulália, Elvas

Tanto quanto a documentação permite compreender, o processo de construção do Jardim Público e Parque Infantil em Santa Eulália ter-se-á iniciado em 1949, com a abertura de um processo com vista à comparticipação da obra pelo Estado.

Em dezembro de 1959 o Ministério das Obras Públicas terá concedido, à Câmara Municipal de Elvas, uma comparticipação no valor de 68.000$00, através do Fundo de Desemprego, para a construção do jardim.

Em maio de 1960 seria concedido pelo mesmo Ministério um reforço da comparticipação no valor de 62.000$00, através do Fundo de Desemprego, passando os trabalhos a ficar a cargo da Casa do Povo de Santa Eulália. 

O Jardim e Parque Infantil previam ainda um campo de jogos - projetados pelo Angente Técnico de Eng.ª João Lopes.

A obra seria concluída e inaugurada em 1961.

Em 1963 seriam concluídos os trabalhos de eletrificação, projetados pelo Eng.º Tomás Roque.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1961
Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O Jardim e Parque Infantil de Santa Eulália localiza-se junto à entrada principal da Aldeia, em proximidade com a Praça de Touros.

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Avenida Coronel Passos e Sousa
Former Distrito (PT)
PortalegreFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext
PeriurbanoContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Jardim Público e Parque Infantil, Santa Eulália, Elvas. Accessed on 23/02/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/56191/jardim-publico-e-parque-infantil-santa-eulalia-elvas

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).