Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Mercado Municipal, Porto de Mós

A iniciativa de construção de um mercado coberto em Porto de Mós decorreu da Câmara Municipal, para a qual adquiriu terrenos a um particular em 1980. A edilidade despendeu verbas para a construção. Até então, o mercado fazia-se ao ar livre, nas ruas em torno dos Paços do Concelho.

Das propostas enviadas para elaboração do projeto, foi aprovada a do arquiteto José Manuel da Silva Carvalho Fava, que o realizou em conjunto com o arquiteto António Veiga Moreira de Figueiredo entre 1981 e 1982. A estrutura ficou a cargo de Joaquim Luís Vieira Pereira e Gilberto Oliveira Lourenço, e o desenho foi executado por Orlando Rui Vieira Roque.

O mercado entrou em funcionamento a 26 de outubro de 1984, então com periodicidade semanal.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1984
Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O programa do concurso identifica que se trata de um equipamento destinado a uma população de 5.000 habitantes. Comportando uma área de acesso através de um pátio, o edifício destaca-se pela cobertura escalonada que acompanha o corpo através do qual se faz a entrada, no qual se encontram as bancas. Possui um corpo adjacente, que no primeiro piso comporta uma área coberta com espaço para lojas, e uma zona com terraço onde existem restaurantes.

O programa previu os seguintes serviços: administração e fiscalização; arrecadação, recolha e saída de lixos; armazém frigorífico; instalações sanitárias, balneário e vestiário do pessoal; bar; instalações sanitárias públicas; cais de descarga; posto de venda fechado (lojas); posto de venda (bancas) – 8 bancas para hortícolas frescos, 5 bancas para hortícolas secas, 6 bancas para peixe, 5 para fruta, 5 para criação e 1 para flores; 3 talhos com salsicharia, 2 mercearias, 1 padaria, 1 loja de lacticínios, 1 tabacaria e jornais.

Por altura da entrada em funcionamento do mercado, uma notícia no jornal O Portomosense teceu considerações relativamente depreciativas quanto ao edifício: “fica-se com a impressão de que lhe foi talhado um fato sem moldes nem medidas. Saiu pequeno e mal feito, como podia ter saído grande e bambalhão. Ninguém se convence de que a avaliação das proporções do mercado que até aqui se estendia à volta dos paços do concelho, por largos e ruas, tenha sido em feita em termos realistas. De maneira que aquilo que se fez atrás d outeiro de Santo António é um mercado novo, mas não o mercado de que Porto de Mós precisava”.

Topic
MercadoTerms

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Av. Dr. Francisco Sá Carneiro
Former Distrito (PT)
LeiriaFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

Documentation

Records & Readings

A informação constante desta página, redigida por Ana Mehnert Pascoal, em maio de 2025, foi reunida através de diferentes fontes documentais e conta com o contributo do arquiteto António Figueiredo, a quem muito agradecemos.   

To quote this work:

Ana Mehnert Pascoal for Arquitectura Aqui (2025) Mercado Municipal, Porto de Mós. Accessed on 06/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/56543/mercado-municipal-porto-de-mos

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).