Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Bairro do Carrascal, Porto de MósBairro de Casas Pré-Fabricadas, Porto de Mós

O Bairro do Carrascal compreende 40 fogos de construção pré-fabricada, levado a cabo no final da década de 1970 como resposta à premente necessidade de habitação em Porto de Mós e, também, para realojamento de famílias vindas das antigas colónias.

Em 1977, a Câmara Municipal de Porto de Mós demonstrou interesse em lançar a construção de habitação social por forma a colmatar a carência de habitação que se verificava no concelho, em particular para os trabalhadores das zonas industriais. Pretendia adquirir terrenos na zona do Carrascal da Corredoura, e dirigiu-se à Direção de Habitação do Centro para obter apoio técnico para estudos e projetos, bem como financiamento para a construção. Nesse mesmo ano, o Ministério da Habitação, Urbanismo e Construção aprovou a concessão de uma verba, através do Orçamento Geral do Estado, para a aquisição dos terrenos para a implantação de casas pré-fabricadas.

O projeto de loteamento, infraestruturas e eletrificação do bairro foi remetido pela Direção de Urbanização de Leiria. Em julho de 1977, a câmara já havia efetuado a aquisição dos terrenos aos proprietários. As obras de implantação de habitações pré-fabricadas em madeira, num total de 40 fogos, foram realizadas pela empresa CIOBREL e terminaram em maio de 1978. Nessa altura, 24 fogos foram destinados ao programa da Comissão de Apoio aos Refugiados (CAR), que visava alojar famílias provenientes das antigas colónias, e coube ao Fundo de Fomento da Habitação (FFH) a atribuição dos restantes 16 fogos à população carenciada. Mais tarde, em 1981, a Câmara Municipal de Porto de Mós solicitou que metade dos fogos lhe fossem entregues, por ter suportado custos na infraestruturação e na aquisição dos terrenos, e considerando os pedidos de realojamento que lhe vinha chegando. Após a extinção do FFH, os fogos foram cedidos a título gratuito à câmara municipal em 1985. As habitações foram atribuídas em regime de propriedade resolúvel, através de concurso.

Um número do jornal O Portomosense, de setembro de 1983, dedicou atenção a este bairro. Deu conta que, apesar de se terem realizado as infraestruturas e os arruamentos, estavam por executar arranjos gerais, como passeios e vedações. Uma Comissão de Melhoramentos do Bairro tentou, em vão, obter verbas junto da Direção-Geral do Equipamento Regional e Urbano. O jornal informou, também, que as casas eram habitadas há dois anos por famílias que necessitavam de habitação que, vindas das antigas colónias, se encontravam em Leiria, e que, apesar do seu esforço de integração, foram recebidas de início com desconfiança e hostilidade pela população de Porto de Mós.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1978
Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O Bairro do Carrascal localiza-se na zona a Corredoura, num núcleo delimitado.

No jornal Portomosense, em 1983, questionou-se o uso deste tipo de casas numa região rica em pedra, e se pelo facto de se tratar de alojamentos para pessoas com fracos recursos económicos “não valia a pena respeitar a tradição, nem o regionalismo arquitectónico, mesmo em residências baratas”. Alguns dos edifícios já foram, entretanto, alterados, com mudança da sua fisionomia, ao passo que outros mantém o aspeto original de casas pré-fabricadas em madeira. Há casas devolutas, e os moradores queixam-se da falta de condições e de problemas como infiltrações e infestações.

Programme
Programa CARProgramme

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Bairro do Carrascal
Former Distrito (PT)
LeiriaFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em junho de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

 

Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.  

To quote this work:

Ana Mehnert Pascoal for Arquitectura Aqui (2025) Bairro do Carrascal, Porto de Mós. Accessed on 05/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/56556/bairro-do-carrascal-porto-de-mos

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).