Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Mercado Municipal, Salvaterra de MagosCeleiro da Empresa Pública de Abastecimento de Cereais (EPAC), Salvaterra de MagosCeleiro da Federação Nacional dos Produtores de Trigo (FNPT), Salvaterra de Magos

Segundo testemunhos recolhidos, o edifício que em 2025 funciona como mercado municipal foi construído como celeiro para armazenamento de trigo, sob alçada da Federação Nacional dos Produtores de Trigo, e posteriormente passou para a Empresa Pública de Abastecimento de Cereais (EPAC). Não se encontraram fontes ou dados concretos sobre a construção do celeiro.

O estudo de adaptação do edifício para ser reconvertido como mercado data de 2001, tendo sido elaborado pela empresa Vasco da Cunha, dado que o edifício se encontrava devoluto. Foi inaugurado em 2005.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
Déc. 1940 [atr.]

Location

Community
Address
R. António Paulo Cordeiro
Former Distrito (PT)
SantarémFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Economy ˃ Farming and Fishing ˃ BarnFunctional Typology
Status
ConstruídoStatus of Work

Documentation

Records & Readings 2

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em fevereiro de 2025, com base em  fontes documentais. Conta com o testemunho e contributo de José Gameiro, a quem muito agradecemos.

 

Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.  

To quote this work:

Ana Mehnert Pascoal for Arquitectura Aqui (2025) Mercado Municipal, Salvaterra de Magos. Accessed on 05/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/56655/mercado-municipal-salvaterra-de-magos

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).