Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Mercado Municipal, Portalegre

Tanto quanto a documentação permite compreender, o processo de construção do Mercado Municipal de Portalegre ter-se-á iniciado em 1947 com a formalização do pedido de apoio financeiro ao Estado.

Assim, em janeiro de 1949 o Ministério das Obras Públicas concederia à Câmara Municipal de Portalegre uma comparticipação no valor de 300.000$00, da total prevista de 1.212.000$00, através do Fundo de Desemprego, para a construção do mercado.

Projetado pelo Arq. Real Teixeira, o Mercado seria inaugurado em 1954.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1954
Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O edifício apresenta uma arquitetura comercial e modernista, com alçado de marcação horizontal, e alguma animação sugerida pela volumetria e rarefação dos elementos decorativos.

Totalmente branco, com grandes janelões, que permitem a entrada de luz para o seu interior, é marcado pela presença de uma torre de relógio.

Topic
MercadoTerms

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Rua General Conde Jorge de Avidez
Former Distrito (PT)
PortalegreFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext
InteriorContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

Forum

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Mercado Municipal, Portalegre. Accessed on 22/02/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/56854/mercado-municipal-portalegre

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).