Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Quartel dos Bombeiros Voluntários de Soure

A construção do quartel dos Bombeiros Voluntários de Soure terminou em 1965, vindo a dar resposta a uma necessidade há muito sentida por essa corporação.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Soure, com estatutos implementados em 1934, consistiu, segundo João Freitas, na reativação da extinta associação que havia sido criada em 1890. A corporação ocupou instalações nas dependências dos Paços do Concelho e, posteriormente, uma loja adaptada. Para além da inadequação das instalações para a preparação técnica dos bombeiros, estas não tinham capacidade de armazenamento de material e de acondicionamento do veículo de combate a incêndios que fora ofertado. Há notícia de que o Subsecretário de Estado das Obras Públicas, Alberto Saraiva e Sousa, visitou Soure em 1950, tendo aconselhado que se elaborasse um projeto para a construção de um novo quartel de bombeiros.

Perante este cenário, a associação mandou elaborar um projeto, assinado por um engenheiro cuja assinatura não se conseguiu decifrar, e solicitou, em 1957, a comparticipação financeira da construção ao Estado, com inclusão no plano de obras do Ministério das Obras Públicas. Alegou que a corporação servia não apenas o concelho de Soure, mas também os concelhos próximos de Condeixa, Penela e Ansião, que não possuíam serviços de combate a incêndios.

Os terrenos foram adquiridos pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Soure, e em 1959 a construção foi incluída no plano da Direção-Geral dos Serviços de Urbanização. Nesse ano, foi autorizada a comparticipação da obra através do Fundo de Desemprego, no valor de 105.000$00 – verba que veio a ser reforçada nos anos seguintes. A obra foi executada por administração direta, tendo sido iniciada em novembro de 1959. A construção terminou em 1965, após momentos de suspensão três anos antes, decorrente de dificuldades financeiras da associação e de falta de mão de obra especializada na região. Segundo João Freitas, houve contribuições financeiras por parte da população para a construção do quartel, que foi inaugurado com uma cerimónia solene que contou com a presença de figuras como o Ministro da Saúde e Assistência, que terá sido relevante na concretização da obra por ser de Soure, e o Governador Civil de Coimbra. Sabe-se que, em 1964, a corporação endereçou pedidos de contribuição aos presidentes dos municípios de Portugal, por não possuir recursos próprios para mobilar e equipar o quartel.

Volvidas algumas décadas, com a evolução dos serviços, considerou-se imprescindível a ampliação do edifício. O anteprojeto de ampliação, da autoria do arquiteto João Carlos Francisco Sarabando, data de 1982, tendo sido enviado à Direção-Geral do Equipamento Regional e Urbano. O processo estendeu-se pela década seguinte devido a problemas relacionados com a expropriação de terrenos contíguos a quartel, assunto que apenas se resolveu em 1988 com a aquisição dos terrenos pela Câmara Municipal de Soure e sua doação à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Soure. A empreitada foi adjudicada à empresa Ventura e Pires, Lda., com construção executada entre 1994 e 1997.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1965
Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O quartel dos bombeiros localiza-se numa zona central de Soure, próximo de equipamentos como a Câmara Municipal, o Lar e Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia e a antiga Cadeia Comarcã. O acesso fácil às principais vias justificou a sua manutenção no local aquando das intervenções de ampliação concluídas nos anos 90.

Segundo a memória descritiva do projeto, previu-se o emprego de materiais da região “de primeira qualidade para obter construção sólida”, com cobertura do cunhal na fachada principal de cantaria rústica aparelhada. Nessa fachada, destacam-se duas varandas alinhadas com a entrada principal. “Esteticamente procurou-se obter solução agradável e sobriedade de linhas e de planos, contrastando com as amplas aberturas”. O quartel foi planeado para ocupar dois pisos, com parque de estacionamento das viaturas no piso inferior, bem como oficina de material e dormitório para o piquete de serviço. No piso superior previa-se instalação dos gabinetes da direção e do comandante, instalações sanitárias e sala de conferências “destinada a palestras educativas, culturais e de propaganda desta humanitária instituição”. Na zona posterior do edifício construiu-se a casa-escola para exercícios da corporação.

A dimensão exígua do quartel levou à sua ampliação, planeada desde a década de 1980. Procurou-se articular o novo corpo com o existente, que permaneceu em funcionamento e foi nessa altura beneficiado, tal como a casa-escola. O novo edifício acompanhou a altura do antigo quartel, possuindo três pisos; a prevista ligação entre os dois através de uma passerelle ao nível do 1.º piso parece não ter sido executada. Os estudos previam que o quartel original mantivesse funções “de convívio recreativo e cultural dos sócios”. No novo edifício previa-se zona de receção com parque de viaturas, camarata, posto de socorros, oficina e lavandaria no piso térreo; no segundo, dependências do corpo feminino, apoio à sala do bombeiro e sala de aulas; no terceiro ficariam os gabinetes de comando, secretaria, chefes e sala de dados.

Programme

Key moments (click below for details)

Activities 2

Location

Community
Location
Portugal ˃ Centro ˃ Coimbra ˃ Soure ˃ SourePlace
Address
Largo do Município
Former Distrito (PT)
CoimbraFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

Materials & Technologies

Construction
Alvenaria de PedraBuilding Materials
TijoloBuilding Materials
Betão ArmadoBuilding Materials
MadeiraBuilding Materials
Finishes and Decoration
Cantaria de pedraBuilding Materials

Forum

Documentation

Records & Readings 2

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em março de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.

To quote this work:

Ana Mehnert Pascoal for Arquitectura Aqui (2025) Quartel dos Bombeiros Voluntários de Soure. Accessed on 06/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/57196/quartel-dos-bombeiros-voluntarios-de-soure

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).