Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Edifício do Arquivo Municipal de Soure e Divisão de Obras Públicas, SoureCadeia Comarcã, Soure

O edifício da Cadeia Comarcã de Soure foi concluído em 1943, tendo sido construído por iniciativa da Câmara Municipal de Soure com auxílio estatal, concretamente através da Direção-Geral dos Serviços Prisionais e da Comissão de Construções Prisionais.

A Câmara Municipal de Soure recebeu subsídios para a construção da cadeia comarcã desde 1929, dirigindo-se, entre 1933 e 1935, à Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) e ao Ministério das Obras Públicas e Comunicações para obtenção de comparticipação para concluir as obras do edifício, que se encontravam paralisadas por falta de capacidade financeira da edilidade. O então presidente da câmara, José Beato, justificava a imprescindibilidade da nova cadeia “vistas as péssimas condições técnicas e, sobretudo, higiénicas da antiga cadeia, pardieiro insalubre, sem ar e sem luz, com três escassas salas onde chegam a viver, na mais horrenda promiscuidade, cerca de trinta presos”.

Perante a legislação exarada em 1936 sobre a reorganização dos serviços prisionais, que estipulou requisitos para as cadeias comarcãs, impôs-se a elaboração de um novo estudo para a cadeia de Soure pela Comissão de Construções Prisionais, dado que o projeto enviado pela Câmara Municipal não se adequava. O novo estudo foi elaborado pelo arquiteto adjunto da comissão, Raúl Rodrigues Lima, e a construção foi inscrita no plano de obras da DGEMN de 1940, após aprovação do projeto pelo ministro Duarte Pacheco. Nesse ano, o Governador Civil de Coimbra insistiu no início das obras, pois seria também uma forma de atenuar a falta de trabalho que se fazia sentir na região. O edifício possuía, nessa altura, alvenarias e cobertura.

Foi estipulado que a câmara contribuiria com 25% do custo da obra, ficando o restante – correspondente ao máximo permitido pelo decreto-lei n.º 31.190, de 1941 (ou seja, 75% do valor) – a cargo do Estado. O orçamento foi estipulado em 313.043$00. A construção foi adjudicada a Gaspar da Silva. Apesar das dificuldades financeiras do município, a obra ficou concluída em 1943, altura em que o edifício passou para a Direção-Geral dos serviços Prisionais. No entanto, a documentação consultada demonstra que pelo menos até 1955 a Câmara Municipal não tinha cumprido com a sua dívida.

Foram efetuadas obras de conservação e beneficiação, também com comparticipação financeira estatal, entre 1957 e 1959.

A cadeia deixou de funcionar na década de 1970, passando o edifício para a alçada da Câmara Municipal de Soure.

Em 2025, integra o arquivo histórico municipal e alguns serviços, tendo sofrido pontuais obras de adaptação.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1943
Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

Localizado no centro de Soure, o edifício foi implantado em terrenos desnivelados, situando-se em cota elevada em relação ao edifício da junta de freguesia. O edifício destaca-se pela configuração poligonal da planta, com seis corpos contíguos em torno de um pátio central. O estudo de adaptação assinado por Raul Rodrigues Lima previu a separação de celas masculinas das femininas por pisos: estipularam-se 12 celas normais e 2 disciplinares para homens, e 4 celas normais e 1 disciplinar para mulheres. Previa também casas de trabalho, parlatório, serviços de secretaria e habitação do carcereiro, a distribuir de forma independente pelos pisos.

Key moments (click below for details)

Activities 2

Location

Community
Location
Portugal ˃ Centro ˃ Coimbra ˃ Soure ˃ SourePlace
Address
Praça da República 21
Former Distrito (PT)
CoimbraFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Organization ˃ Justice ˃ County JailFunctional Typology
Status
ConstruídoStatus of Work

Materials & Technologies

Construction
AlvenariaBuilding Materials
TijoloBuilding Materials
Betão ArmadoBuilding Materials
TelhaBuilding Materials

Forum

Documentation

Records & Readings

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em março de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.

To quote this work:

Ana Mehnert Pascoal for Arquitectura Aqui (2025) Edifício do Arquivo Municipal de Soure e Divisão de Obras Públicas, Soure. Accessed on 05/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/57199/edificio-do-arquivo-municipal-de-soure-e-divisao-de-obras-publicas-soure

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).