Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Edifício na Rua dos Bombeiros Voluntários, PenicheQuartel dos Bombeiros Voluntários de Peniche

O edifício foi construído para instalar o quartel dos Bombeiros Voluntários de Peniche na década de 1970.

A corporação foi criada em 1929, funcionando em instalações inadequadas. Apesar de já ter havido intenções de construir um quartel nos anos 30, essa ideia somente veio a ser concretizada volvidos 30 anos, numa altura em que as instalações se revelavam insuficientes para a dimensão do pessoal e para o material, nomeadamente as viaturas de combate a incêndios e de assistência. Em 1969, o projeto para o quartel foi apreciado favoravelmente pelo arquiteto consultor da Repartição de Obras da Câmara Municipal de Peniche, e nesse ano foi lançada a primeira pedra. O terreno veio a ser cedido pela câmara municipal à Associação dos Bombeiros Voluntários em 1971. O agente técnico de engenharia Joaquim Gusmão Martins foi responsável pelas obras de construção, cuja primeira fase ficou concluída em 1972, altura em que começou a ser utilizado o edifício. A 2.ª fase da obra, que decorria em 1975/1976 com adjudicação da empreitada a Patrício dos Ramos, obteve comparticipação financeira do Estado através do Gabinete de Gestão do Fundo de Desemprego – o valor de 1.000.000$00 foi entregue à câmara municipal para divisão por estas obras e pela construção da sede da associação Serrana, em Serra d’El Rei.

Foram realizadas ampliações em 1989, com acrescento de um corpo para estacionamento de viaturas. Nessa altura, perante o aumento do movimento registado, começou a planear-se a construção de um novo quartel, de acesso mais desafogado, que foi inaugurado em 1999 na zona da Prageira.

Em 2025, o edifício é utilizado como estabelecimento comercial.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
c. 1976
Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O edifício está integrado na malha urbana histórica da vila de Peniche, implantando-se nas proximidades da Escola Básica n.º 3 e da sede da Associação de Educação Física, Cultural e Recreativa Penichense.

Peças desenhadas do projeto de 1969 identificam a distribuição do programa por dois pisos. No piso inferior integrar-se-ia o parque de viaturas, uma arrecadação, a sala de comando, o vestiário, a camarata e sanitários, a sala de convívio, zona de lavagem de viaturas, parada e casa escola. No piso superior, a maior parte estaria ocupada pelo amplo ginásio, havendo também uma sala, um bar, sanitários, zona do comando e habitação do quarteleiro.

Um relatório datado de 1994 indica que no “rés-do-chão funcionam o parque de viaturas, sala de comando, camarata, sala de convívio, parada, lavagem de viaturas, bar e instalações sanitárias. No primeiro piso funciona um ginásio, bar e instalações sanitárias”.

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
R. dos Bombeiros Voluntários
Former Distrito (PT)
LeiriaFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext
CosteiroContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

Materials & Technologies

Structure
Betão ArmadoBuilding Materials
Construction
Alvenaria de TijoloBuilding Materials
TelhaBuilding Materials

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em julho de 2025, com base em fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Ana Mehnert Pascoal for Arquitectura Aqui (2025) Edifício na Rua dos Bombeiros Voluntários, Peniche. Accessed on 06/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/58219/edificio-na-rua-dos-bombeiros-voluntarios-peniche

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).