Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Quartel da Guarda Nacional Republicana (GNR), Barcelinhos, Barcelos

Em 1953, o Arcebispo de Braga solicitou à Câmara Municipal de Barcelos que abandonasse o edifício onde se encontrava instalada a Guarda Nacional Republicana (GNR) do concelho, por pretender aproveitá-lo para a criação de uma residência paroquial e instalação de aulas de catequese. O edifício teria estado na posse no Estado, que “à semelhança do que há muito vem a fazendo, de novo restituiu à Igreja”. Não se encontrou documentação que identificasse este edifício, pelo que não foi possível verificar com toda a certeza se as instalações da GNR foram transferidas para outro local ou se, pelo contrário, o edifício em questão era já o localizado na Rua Brito Limpo - tendo o Município, nesse caso, chegado a acordo com o Arcebispado. Sabe-se que passada uma década, em 1965, o anteplano de urbanização de Barcelos não previa a substituição do quartel existente e a GNR considerava que este satisfazia, embora se notassem deficiências inerentes à adaptação de um edifício construído para outro fim.

Estas só voltaram a ser abordadas no início da década de 1980, num projeto elaborado pelo arquiteto Álvaro da Silva Freitas Palmeira para a remodelação do edifício existente e construção de novas instalações em terrenos anexos, adquiridos pela Câmara Municipal de Barcelos. Um parecer sobre o projeto, emitido pela Delegação de Planeamento Urbanístico de Braga em 1982, referia que a GNR se albergava há longos anos no edifício que então se pretendia recuperar e apresentava a consideração de esta ação representava “uma medida de preservação de exemplares arquitetónicos em vias de substituição pelo gigantismo de escala inumana que o betão permite”.

Entre 1983 e 1984, o arquiteto elaborou dois aditamentos ao projeto, nos quais foi diminuindo a ambição do programa. A empreitada foi adjudicada à firma Turcopóvoa em fevereiro de 1985 e os trabalhos arrancaram no mês seguinte, tendo decorrido normalmente até maio de 1986, altura em que a firma adjudicatária abriu falência e abandonou a obra. Só no final de 1990 se procedeu a nova adjudicação. Desconhece-se a data de conclusão dos trabalhos.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
post. 1990

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
R. Brito Limpo 17
Former Distrito (PT)
BragaFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext
UrbanoContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em maio de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Catarina Ruivo for Arquitectura Aqui (2025) Quartel da Guarda Nacional Republicana (GNR), Barcelinhos, Barcelos. Accessed on 05/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/60901/quartel-da-guarda-nacional-republicana-gnr-barcelinhos-barcelos

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).