Pavilhão Gimnodesportivo, Barcelos
A construção do Pavilhão Gimnodesportivo de Barcelos encontrava-se quase terminada em fevereiro de 1971, prevendo-se a a sua conclusão no prazo de 80 dias e a sua inauguração no dia 1 de maio do mesmo ano.
Em 1976, o pavilhão foi alvo de um projeto de ampliação elaborado pelos serviços do Gabinete de Apoio Técnico do Baixo Cávado. Os trabalhos de ampliação eram de iniciativa da Câmara Municipal de Barcelos, que pretendia que se aumentasse a importância das entradas laterais do Pavilhão existente, tornando secundária a entrada sul e impedindo assim que acesso fosse feito através do Parque Municipal da cidade e que, “em dias de jogos (…) os relvados e arbustos sejam sistematicamente destruídos, neutralizando o trabalho incansável das pessoas responsáveis pela conservação e zelo do parque”. A apreciação favorável emitida pela Direção de Urbanização do Distrito de Braga referia ser este Pavilhão o único espaço onde se realizava prática desportiva, considerando-se, por isso, necessária a construção de “complementos que o melhorem e completem no aspeto funcional, como acessos (…), átrios desafogados para passagem e espera, arrumos, bar, sanitários, etc.”. Os trabalhos foram adjudicados em setembro de 1976 e concluídos em dezembro do mesmo ano, tendo sido comparticipados pelo Estado em 95%.
Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.
Analysis
Key moments (click below for details)
Location
Status & Uses
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2024, com base em diferentes fontes documentais.
To quote this work:
Catarina Ruivo for Arquitectura Aqui (2025) Pavilhão Gimnodesportivo, Barcelos. Accessed on 06/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/60913/pavilhao-gimnodesportivo-barcelos