Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Complexo Desportivo, LamegoColónia de Férias, Lamego

O edifício da Colónia de Férias de Lamego foi originalmente construído entre 1970 e 1979, segundo projeto do arquiteto Viana de Lima. A obra foi iniciativa do Instituto de Obras Sociais, implantando-se em terreno sua propriedade, no qual se pretendia vir a construir vários empreendimentos de assistência. O projeto foi aprovado em 1969 e os trabalhos adjudicados em 1970 à empresa Viseu Industrial, Ldª. Em janeiro de 1979, os trabalhos encontravam-se concluídos.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1979
Importance, Particularities, Singularities and Relative Position (Geography and Chronology)

O programa do edifício foi desenvolvido tendo como base o esquema adotado na Colónia Infantil da Torreira, da autoria do mesmo arquiteto, e tendo em consideração a experiência adquirida de forma a melhorar a articulação dos vários serviços e maior economia de manutenção e construção.

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O edifício da Colónia de Férias de Lamego implanta-se num terreno localizado na encosta do Monte dos Remédios, a sudoeste da cidade de Lamego. Pretendia-se que este tivesse um caráter polivalente, “admitindo o seu aproveitamento para a instalação de estudantes durante o período escolar; ou para períodos de repouso, não só de estudantes adolescentes, como ainda de trabalhadores e suas famílias, abrangidos pela ação patrocinadora e cultural do instituto, sem prejuízo de um esquema perfeito para o desempenho da função específica de Colónia de Férias Infantil, destinada a crianças do 7 aos 12 anos de idade”.

O programa do edifício desenvolve-se em vários corpos em torno de um pátio central, de entre os quais se destaca o corpo dos dormitórios, orientado a sudeste. Neste corpo instalavam-se também um recreio coberto, um hall onde se poderiam realizar pequenos espetáculos ou sessões de ginástica, um refeitório e salas de atividades que abririam diretamente para o terreno. O restante programa organiza-se num corpo destinado a dependências de administração e receção, um corpo para atividades de serviço e um corpo intermédio, que faria a ligação entre administração e colonos, e onde se localizavam a habitação do administrador, um gabinete médico e sala de tratamentos e uma biblioteca.

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Location
Former Distrito (PT)
ViseuFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em julho de 2025, com base em fontes documentais.

To quote this work:

Catarina Ruivo for Arquitectura Aqui (2025) Complexo Desportivo, Lamego. Accessed on 05/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/60978/complexo-desportivo-lamego

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).