Edifício dos Serviços Centrais e Centro de Memória da Santa Casa da Misericórdia de SoureCasa dos Magistrados, Soure
O edifício que em 2025 é ocupado pelos Serviços Centrais e Centro de Memória da Santa Casa da Misericórdia de Soure foi construído como habitação para magistrados.
Devido à falta de habitação adequada para alojamento dos magistrados da comarca em Soure, o Ministro da Justiça concedeu um subsídio ao município para construir um bloco de duas habitações, com a condição de que se seguisse um projeto da autoria do arquiteto Raul Rodrigues Lima, que fora responsável pelo projeto da cadeia comarcã. O edifício tornar-se-ia propriedade da Câmara Municipal de Soure, que assim ficava responsável pela sua manutenção. A construção foi iniciada em 1956. Anteriormente, em 1949, a câmara havia adquirido um edifício antigo na zona sul da vila, para ser beneficiado como habitação de magistrados.
Em 2022, o edifício foi reaberto como Centro de Memória da Santa Casa da Misericórdia de Soure.
Analysis
Trata-se de uma moradia geminada, com duas habitações, localizada no centro de Soure, próxima do Lar da Santa Casa da Misericórdia e do Quartel dos Bombeiros.
Key moments (click below for details)
Location
Status & Uses
A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em março de 2025, com base em fontes documentais.
Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.
To quote this work:
Ana Mehnert Pascoal for Arquitectura Aqui (2025) Edifício dos Serviços Centrais e Centro de Memória da Santa Casa da Misericórdia de Soure. Accessed on 05/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/61147/edificio-dos-servicos-centrais-e-centro-de-memoria-da-santa-casa-da-misericordia-de-soure