Escola de Ensino Especial, Tamel, Barcelos
A Escola de Educação Especial de Tamel foi construída por iniciativa da APACI – Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas -, a partir de projeto de 1984, elaborado nos serviços do Gabinete de Apoio Técnico do Baixo Cávado. A construção do edifício foi subsidiada pelo Estado, já que, embora a APACI não fosse uma entidade vinculada ao estatuto do ensino particular, o empreendimento era comparticipável numa base de solidariedade social e apoio à infância carecida, dada a carência de equipamentos no concelho para cerca de 600 crianças com deficiência.
Em julho de 1985, o projeto de arquitetura foi alvo de um parecer desfavorável por parte dos serviços técnicos da DGERU. A apreciação apontava lacunas funcionais na proposta, considerando que esta denotava um "total desconhecimento dos condicionamentos inerentes" a este tipo de edifício. Considerava-se a capacidade prevista excessiva para as áreas projetadas e notava-se que a organização espacial mimetizava uma "escola normal", não reunindo as condições exigidas para o ensino especial.
Dois anos mais tarde, em agosto de 1987, e mais uma vez em julho de 1988, a APACI voltou a procurar apoio financeiro para a execução da obra. O programa funcional então apresentado estruturava-se em três áreas complementares: zona de apoio técnico, zona de escolaridade e zona de atividades de expressão e treino social.
Desconhecem-se as datas de início e conclusão da obra.
Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.
Analysis
Key moments (click below for details)
Location
Status & Uses
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em dezembro de 2025, com base em fontes documentais.
To quote this work:
Catarina Ruivo for Arquitectura Aqui (2025) Escola de Ensino Especial, Tamel, Barcelos. Accessed on 05/12/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/61177/escola-de-ensino-especial-tamel-barcelos




