Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Edifício da Casa do Povo de Macieira de Rates, Barcelos

A Casa do Povo de Macieira de Rates foi constituída em 1937, tendo ficado então a funcionar num edifício arrendado à Comissão Fabriqueira local. Dois anos mais tarde, em finais de 1939, iniciou-se a construção de um edifício próprio para a Casa do Povo, que seria inaugurado a 23 de julho de 1941.

Em entrevista a José Novais, presidente da Casa do Povo de Macieira de Rates e da Confederação Portuguesa de Casas do Povo em 2025, este partilhou que, ao longo das décadas, a instituição foi um centro de atividades sociais, culturais e educativas, que se foi adaptando ao longo dos anos para atender às necessidades da comunidade local. No seu edifício, funcionaram a telescola, a Junta de Freguesia, a Cruz Vermelha, o grupo desportivo local e um jardim de infância.

    

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1943

Location

Community
Address
Praça Padre Portela
Former Distrito (PT)
BragaFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext
UrbanoContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

Documentation

Records & Readings

A informação constante desta página é fruto do trabalho de Catarina Ruivo e Ivonne Herrera, realizado ao longo de 2025, e foi reunida através de fontes documentais, bibliográficas e do precioso contributo de José Novais, presidente da Casa do Povo de Maceira de Rates e da Confederação Portuguesa de Casas do Povo.

To quote this work:

Catarina Ruivo e Ivonne Herrera-Pineda for Arquitectura Aqui (2026) Edifício da Casa do Povo de Macieira de Rates, Barcelos. Accessed on 03/02/2026, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/61732/edificio-da-casa-do-povo-de-macieira-de-rates-barcelos

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).