Edifício da Casa do Povo de Macieira de Rates, Barcelos
A Casa do Povo de Macieira de Rates foi constituída em 1937, tendo ficado então a funcionar num edifício arrendado à Comissão Fabriqueira local. Dois anos mais tarde, em finais de 1939, iniciou-se a construção de um edifício próprio para a Casa do Povo, que seria inaugurado a 23 de julho de 1941.
Em entrevista a José Novais, presidente da Casa do Povo de Macieira de Rates e da Confederação Portuguesa de Casas do Povo em 2025, este partilhou que, ao longo das décadas, a instituição foi um centro de atividades sociais, culturais e educativas, que se foi adaptando ao longo dos anos para atender às necessidades da comunidade local. No seu edifício, funcionaram a telescola, a Junta de Freguesia, a Cruz Vermelha, o grupo desportivo local e um jardim de infância.
Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.
Analysis
Location
Status & Uses
Documentation
A informação constante desta página é fruto do trabalho de Catarina Ruivo e Ivonne Herrera, realizado ao longo de 2025, e foi reunida através de fontes documentais, bibliográficas e do precioso contributo de José Novais, presidente da Casa do Povo de Maceira de Rates e da Confederação Portuguesa de Casas do Povo.
To quote this work:
Catarina Ruivo e Ivonne Herrera-Pineda for Arquitectura Aqui (2026) Edifício da Casa do Povo de Macieira de Rates, Barcelos. Accessed on 03/02/2026, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/61732/edificio-da-casa-do-povo-de-macieira-de-rates-barcelos













