Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Casa do Menino Deus, BarcelosRecolhimento e Asilo-Creche do Menino Deus, Barcelos

O Recolhimento e Asilo da Infância Desvalida do Menino Deus já existia há aproximadamente 30 anos - encontrando-se instalada num convento construído na primeira metade do século XVIII -, quando, em 1928, foi entregue à Venerável Ordem Terceira de S. Francisco, ficando a sua direção interna a cargo das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria.

Em 1935, funcionava no edifício um internato para crianças do sexo feminino, “órfãs pobres ou abandonadas ou em perigo moral”, com 56 crianças que educava “com todos os cuidados morais, literária e profissionalmente, saindo dali aptas a dirigirem o seu futuro lar doméstico”. Funcionavam também uma a dos Pobres e o Pão de Santo António que, de acordo com a instituição, distribuíam, em média, 130 refeições diárias. O edifício dispunha ainda de uma creche, fundada em 1932, que acolhia 170 crianças entre os 3 e os 7 anos, e alojava o Patronato das Raparigas Pobres, com 40 raparigas entre os 12 e os 18 anos, às quais ministrava “ensino moral, literário, doméstico, costura, lavores e outros trabalhos manuais”.

Data desse ano um primeiro pedido de comparticipação do Estado para obras de reparação e ampliação do edifício da Casa do Menino Deus que, recebendo parecer desfavorável da Direção dos Edifícios Nacionais do Norte, foi seguido por vários outros ao longo da década seguinte. A memória descritiva de um projeto de ampliação, arranjo e conservação, da autoria de Mário Barbosa Ferreira, explicava que o edifício não dispunha das condições necessárias, devido quer à insuficiência das áreas, quer ao seu estado de degradação. Entre outros, projeto previa a reparação e armação dos telhados, a substituição de toda a cobertura e a reconstrução do pavimento de madeira. Propunha-se também a construção de um novo pavilhão, anexo ao edifício existente, para instalação da residência do capelão e de um salão de festas, que seria adaptável a sala de trabalho.

Embora os sucessivos pedidos não tenham merecido a aprovação da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, a instituição foi executando alguns do trabalhos de adaptação. Sem capacidade financeira para realizar o volume de trabalhos necessários, no entanto, a Ordem de S. Francisco foi vendo edifício continuar a degradar-se. Em abril de 1944, as condições do edifício tinham chegado a um estado que se considerava poder comprometer gravemente a segurança das crianças internadas, devido a uma fenda que teria surgido no torreão norte. A Direção-Geral foi rápida a aconselhar a evacuação do corpo danificado, que a instituição recusou.

Desconhece-se se foram realizados trabalhos até fevereiro de 1954, altura em que a direção do Recolhimento e Asilo voltou a solicitar a comparticipação do Ministério das Obras Públicas para reparações no edifício, referindo o “estado cada vez mais deplorável em que se encontra parte do edifício, o que provoca - como no último dia de vendaval - verdadeiro pânico entre as crianças que, entre choro, imploram de Deus que a Casa não caia!” Ainda no mesmo mês, a Direção dos Edifícios Nacionais do Norte verificou o precário estado de conservação do edifício e a necessidade de obras de beneficiação. Em 1956, foi concedida uma comparticipação de 92.500$00 para os trabalhos, pelo Fundo de Desemprego.

Ao longo das décadas seguintes, foram sendo construídos novos edifícios no terreno da Casa do Menino Deus, dos quais se desconhecem os processos de construção e datas de inauguração. Em meados do ano de 1960, encontrava-se em estudo um projeto para pavilhões anexos ao edifício setecentista, para a instalação de um jardim de infância que seria inaugurado em 1970.

     

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
post. 1960

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Rua Dr. Manuel Pais
Former Distrito (PT)
BragaFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Status
DesconhecidoStatus of Work

Forum

Documentation

Records & Readings

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em agosto de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Catarina Ruivo for Arquitectura Aqui (2025) Casa do Menino Deus, Barcelos. Accessed on 05/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/61802/casa-do-menino-deus-barcelos

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).