Posto da Guarda Nacional Republicana (GNR), Lamego
Embora o projeto do quartel da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Lamego tenha sido aprovado pelo Ministro das Obras Públicas em 1962, os trabalhos de construção do edifício não se iniciaram até 1965. No início de setembro de 1964, o engenheiro diretor delegado nas Obras de Edifícios de Cadeias, das Guardas Republicana e Fiscal e das Alfândegas - entidade da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) -, Mário Oliveira Pedreira de Almeida, propôs a utilização de saldo em sobra da construção do quartel da GNR do Barreiro para a construção do quartel de Lamego. Tendo-se determinado a utilização de verbas do Orçamento Geral do Estado e de uma dotação a conceder pelo Fundo de Desemprego para a construção da obra foi, ainda no mesmo mês, aberto o concurso público para a arrematação da empreitada.
O início das obras foi ligeiramente protelado pela necessidade de expropriar o terreno necessário para a construção do quartel mas, em abril de 1965, foram iniciados os trabalhos pela empresa adjudicatário, Artur de Oliveira Rocha. Embora a Delegação nas Obras de Edifícios de Cadeias, GNR, Guarda Fiscal e Alfândegas informasse a DGEMN já desde 1966 de que o quartel se encontrava em vias de conclusão, a obra só foi terminada em 1968, tendo sido inaugurada no dia 14 de julho desse ano.
Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.
Analysis
No âmbito da construção do Quartel da GNR de Lamego, foi definido um modelo para a execução e repetição de um emblema da instituição, a utilizar em quartéis futuros.
Key moments (click below for details)
Location
Status & Uses
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em julho de 2025, com base em diferentes fontes documentais.
To quote this work:
Catarina Ruivo for Arquitectura Aqui (2025) Posto da Guarda Nacional Republicana (GNR), Lamego. Accessed on 05/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/62005/posto-da-guarda-nacional-republicana-gnr-lamego