Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Quartel dos Bombeiros Voluntários de Lamego

Em 1974, aquando da elaboração de um anteprojeto para um novo Quartel para os Bombeiros Voluntários de Lamego, pelo arquiteto Manuel Guilherme da Silva Rodrigues, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários tinha a sua sede junto ao Jardim da República, num edifício que - dispondo apenas de garagem, salão, alguns gabinetes e instalações sanitárias - se tornava pequeno para necessidades crescentes.

O anteprojeto foi submetido à apreciação superior para comparticipação da obra ainda em 1974 mas, embora o Secretário de Estado da Habitação e Urbanismo tenha determinado a sua inclusão em plano de construções futuro e o anteprojeto tenha merecido pareceres favoráveis por parte das entidades competentes, o projeto definitivo do Quartel só foi apresentado em 1977, ano em que a Associação dos Bombeiros recebeu uma primeira comparticipação da Direção-Geral do Equipamento Regional e Urbano para realização de obras preliminares e pagamento dos honorários do arquiteto.

A obra foi adjudicada em dezembro de 1978. Quando uma nova direção da Associação dos Bombeiros Voluntários tomou posse, em finais de 1980, o Quartel ainda não se encontrava terminado. Ao longo de 1979 e dos primeiros meses de 1970, a incapacidade por parte dos Bombeiros de adiantar verbas para pagamento do empreiteiro e a demora na concessão de reforços à comparticipação inicial levaram a que a obra se fosse atrasando. Por esta razão, a nova direção não imputava ao adjudicatário da obra culpa pelo estado dos trabalhos, considerando que o mesmo se encontrava em péssimas condições económicas, em parte também devido a prejuízos que teve com os mesmos.

No entanto, em maio de 1983 a direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lamego deliberou rescindir contrato com o empreiteiro, tomando posse administrativa da obra dois meses mais tarde. Desconhece-se a data de conclusão da obra, sendo que, em julho de 1985, ainda não tinham sido iniciados os trabalhos não executados pelo adjudicatário inicial.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
post. 1985
Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O Quartel dos Bombeiros Voluntários de Lamego situa-se numa zona central da cidade de Lamego, junto de vários empreendimentos de habitação de promoção pública, nomeadamente pelo Fundo de Fomento da Habitação, pela Federação de Caixas de Previdência - Habitações Económicas, pela Câmara Municipal de Lamego e pelo Gabinete de Apoio Técnico do Vale do Douro - Sul.

O edifício é composto por dois corpos perpendiculares, que assumem dois pisos na fachada principal e, devido a um desnível acentuado no terreno, três pisos na fachada das traseiras. A topografia do terreno é aproveitada para a configuração de uma parada com parque de viaturas sobresselentes à cota mais baixa, na qual se desenvolve também a habitação do quarteleiro, no corpo secundário.

O parque de viaturas primário ocupa a maior parte do rés-do-chão do corpo principal, no qual se preveem também camaratas, sala de estar do pessoal e arrecadação. No primeiro piso, organiza-se um salão de festas polivalente, com palco e varandas, assim como camarins e instalações sanitárias.

As dependências relativas à atividade quotidiana dos bombeiros localizam-se no corpo secundário, que inclui sala de aulas, secretaria, gabinete do comandante, cozinha, bar, refeitório, sala de direção, biblioteca e museu.

A fachada principal do edifício tem como elemento dominante os portões de acesso ao parque de viaturas, a partir dos quais se desenvolvem elementos estruturais de marcada verticalidade, que são quebrados pela varanda do salão de festas. A entrada no Quartel é assinalada por um alpendre exterior.

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Location
Address
Rua dos Bombeiros Voluntários
Former Distrito (PT)
ViseuFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em julho de 2025, com base em diferentes fontes documentais.

To quote this work:

Catarina Ruivo for Arquitectura Aqui (2025) Quartel dos Bombeiros Voluntários de Lamego. Accessed on 05/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/62006/quartel-dos-bombeiros-voluntarios-de-lamego

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).