Edifício da Associação Cultural e Desportiva de Ribafria, Peniche
O edifício para a Associação Cultural e Desportiva de Ribafria foi mandado executar pela Câmara Municipal de Peniche. O projeto foi elaborado em 1980 pelo arquiteto Fernando M. de Sousa Lopes do Gabinete de Apoio Técnico (GAT) das Caldas da Rainha.
A construção deste edifício foi considerada essencial pela ausência de atividades lúdicas e culturais nessa zona rural da freguesia. O programa contemplava não apenas um salão polivalente com instalações de apoio, mas também um gabinete médico. O edifício foi implantado num terreno abandonado, no lugar onde existia uma antiga escola primária devoluta, cuja adaptação para a "casa de cultura" se revelou demasiado dispendiosa. A partir de 1986, a câmara submeteu pedidos para comparticipação financeira estatal por forma a apoiar a construção. Sabe-se que em 1988, os trabalhos não estavam concluídos, estando executadas a estrutura, as alvenarias exteriores e a cobertura. A candidatura ao PIDDAC 89 para concluir a construção não obteve aprovação.
Analysis
A memória descritiva do projeto evidencia que o edifício foi projetado para integrar um amplo salão polivalente, contando com zona de bilheteira, bengaleiro que poderia servir também como receção do posto médico, zona de convívio, bar, biblioteca, secretaria e direção, sala de tratamentos médicos, gabinete de consulta, instalações sanitárias e balneários.
Key moments (click below for details)
Location
R. da Associação 11, Ribafria
Status & Uses
A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em julho de 2025, com base em fontes documentais.
Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.
To quote this work:
Ana Mehnert Pascoal for Arquitectura Aqui (2025) Edifício da Associação Cultural e Desportiva de Ribafria, Peniche. Accessed on 05/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/64626/edificio-da-associacao-cultural-e-desportiva-de-ribafria-peniche