Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Lar Pedro Rodrigues da Costa, Alhos Vedros, Moita

O edifício do Lar Pedro Rodrigues da Costa foi construído por iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, nos inícios da década de 1970, com vista a colmatar a falta deste tipo de equipamentos no concelho. Os lares existentes nos concelhos próximos estariam, por sua vez, lotados e incapazes de responder às necessidades da população da Moita.

O projeto para o edifício destinado a residência para pessoas idosas foi realizado pelo arquiteto João Alves de Sousa, em 1971. O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros enviou-o à Direção-Geral de Assistência para obtenção de apoio financeiro do Estado para a concretização da obra através da Divisão de Proteção aos Diminuídos e Idosos. No entanto, a instituição requerente foi capaz de fazer face às despesas sem esse apoio devido a dádivas de benfeitores. Em 1973, o edifício estava em estado avançado de construção. Na documentação consultada, identificou-se informações sobre a possibilidade de inclusão de uma verba para o apetrechamento do lar no IV Plano de Fomento, que não veio a ser concretizado.

O edifício foi inaugurado em março de 1974, e corresponde à primeira fase das instalações do lar. Segundo informação na página da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, as instalações foram ampliadas através de um edifício adjacente concluído em 1983, também da autoria do arquiteto João Alves de Sousa, para o qual não se conseguiu identificar documentação.

Em 2025, todas as instalações continuam em funcionamento.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1974
Importance, Particularities, Singularities and Relative Position (Geography and Chronology)

Trata-se do primeiro edifício construído especificamente para instalar um lar com residência para idosos no concelho da Moita. Destaca-se pela inovação de integrar quartos individuais e para casal, sem recurso às camaratas que até então seriam comuns neste tipo de equipamento assistencial. Segundo a memória descritiva de 1971, planearam-se quartos que não fossem meros dormitórios, integrando espaço para receção e convívio, um conceito “pouco tradicional entre nós” que preconiza “grande interesse humano” para inverter o recolhimento e isolamento.

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

Localizadas numa zona central e histórica de Alhos Vedros, as instalações do lar salientam-se da envolvente pela configuração arquitetónica.

A opção de desenvolver o edifício em alturas distintas foi aplicada tanto ao primeiro como ao segundo edifício: no caso do primeiro, parte desenvolve-se em 4 e parte em dois pisos, e no outro destaca-se um corpo central desenvolvido em 4 pisos junto de corpos de piso único. O programa incluía as instalações de habitação (com capacidade para 21 pessoas no primeiro edifício) e as zonas de estar, refeição e serviços comuns.

Topic
LarTerms

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address

R. 5 de Outubro, Alhos Vedros

Former Distrito (PT)
SetúbalFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Welfare and Healthcare ˃ Social Welfare ˃ HomeFunctional Typology
Status
ConstruídoStatus of Work

Materials & Technologies

Structure
Betão ArmadoBuilding Materials
Construction
Alvenaria de TijoloBuilding Materials

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em novembro de 2025, com base em fontes documentais.

 

Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.    

To quote this work:

Ana Mehnert Pascoal for Arquitectura Aqui (2025) Lar Pedro Rodrigues da Costa, Alhos Vedros, Moita. Accessed on 26/11/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/65874/lar-pedro-rodrigues-da-costa-alhos-vedros-moita

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).