Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Bairro da Barragem de Bouçã, Figueiró dos Vinhos

"Sobre o aglomerado residencial da central hidroelétrica de Bouçã, existe pouca informação, uma vez que não representou um importante e inovador projeto da empresa, mas antes a construção por necessidade. Neste caso, pretendeu-se apenas a construção de edifícios capazes de albergar os trabalhadores durante o período posterior à construção da barragem, para os trabalhos de monitorização do sistema. Desta forma, surge na margem direita do Rio Zêzere, um aglomerado habitacional que acompanha a topografia do terreno, surgindo assim as várias edificações ao longo dos diferentes planos." (Caldeira, 2014, p.30)

De acordo com o testemunho de Lourdes, aluna sénior, durante o encontro “Histórias dos Edifícios Públicos de Figueiró dos Vinhos (1939-1985)”, realizado em outubro de 2023 na Universidade Sénior, o bairro da Bouçã era um bairro só para os trabalhadores da barragem. “Geralmente os homens é que trabalhavam. As mulheres e os filhos... os filhos iam estudar, e as senhoras ficavam, portanto, por ali assim, durante o dia. Portanto, era gente muito privilegiada, porque eles tinham, portanto, carrinhas, por exemplo, para trazer os filhos. Já tinham feito a quarta classe, para virem aqui para o colégio. Tinham também carrinhas que permitiam às senhoras irem fazer compras, tinham já... piscina, o bairro tinha piscina, tinha campo de futebol, tinha ténis. Portanto, ia lá, portanto, também tinha um médico".

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Conclusion Date
c. 1950 [atr.]
Community

Location

Hamlet
Bairradas
Address
Estrada Nacional 237
Former Distrito (PT)
LeiriaFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext
RuralContext

Status & Uses

Status
Devoluto ParcialStatus of Work
Original Use
Housing ˃ Multifamily Housing ˃ Workers SchemeFunctional Typology
Owner

Brief Description

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

"As habitações que constituem o bairro residencial de Bouçã caracterizam-se pela simplicidade construtiva e dos acabamentos utilizados. Na sua maioria apresentam dois andares, todas pintadas de branco e com amplas aberturas para o exterior, característica presente em todas as construções das centrais hidroelétricas desta época, o que denota a importância da ligação com a envolvente e o máximo aproveitamento da luz natural. 
Embora não haja qualquer referência na informação disponibilizada, a equipamentos sociais existentes no aglomerado habitacional, nota-se a existência de uma piscina, escola, posto médico e mercearia. 

Apesar de todas as modificações nos sistemas de gestão e manutenção das centrais hidroelétricas do país, atualmente, o bairro da barragem da Bouçã conta ainda com parte das habitações ocupadas. A manutenção dos espaços verdes e respetivos arruamentos permitem perceber que continua a existir essa preocupação pela salvaguarda destes espaços. 

Apesar de se localizar num terreno localizado e de difícil acesso, o bairro da barragem da Bouçã apresenta na sua envolvente um relevante número de localidades." (Caldeira, 2014, p.30)

Documentation

Documents 2

A informação constante desta página foi coligida por Diego Inglez de Souza, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

A recolha e incorporação dos testemunhos orais foram elaboradas por Ivonne Herrera Pineda, com base no encontro “Histórias dos Edifícios Públicos de Figueiró dos Vinhos (1939-1985)”, realizado em outubro de 2023 na sede da Universidade Sénior de Figueiró dos Vinhos. Este encontro foi realizado em conjunto com o investigador Diego Inglez de Souza.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Bairro da Barragem de Bouçã, Figueiró dos Vinhos. Accessed on 19/09/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/8880/bairro-da-barragem-de-bouca-figueiro-dos-vinhos

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).