Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Pinhel

Pinhel é um concelho do distrito de Guarda, localizado na região Centro de Portugal e na sub-região da Beira Interior Norte. Este concelho contava em 2021 com 8092 habitantes (dados do INE) e a sede do concelho com cerca de 3500 habitantes. O concelho de Pinhel está subdividido em 18 freguesias: Alto do Palurdo, Alverca da Beira/Bouça Cova, Atalaia e Safurdão, Ervedosa, Freixedas, Lamegal, Lameiras, Manigoto, Pala, Pinhel, Pínzio, Souro Pires, Sul de Pinhel, Terras de Massueime, Valbom/Bogalhal, Vale do Côa, Vale do Massueime, Vascoveiro. O concelho de Pinhel é limitado a sul pela cidade de Guarda, a norte por Vila Nova de Foz Côa, a nordeste por Figueira de Castelo Rodrigo, a leste por Almeida, e a oeste por Celorico da Beira, Trancoso e Mêda.

Também conhecida como a "Cidade Falcão", Pinhel é uma localidade fronteiriça com Espanha, de grande património natural, histórico e cultural. A paisagem da região é montanhosa, onde destacam o rio Côa e a Serra da Marofa, mas também os grandes vales com cultivos de olivais e vinhas. O centro de Pinhel tem um património histórico e cultural de grande riqueza, com elementos notáveis como o Castelo de Pinhel, várias igrejas da Idade Média e do Renascimento, mas também vários edifícios do século XX, como a Casa do Povo, o Tribunal, o Mercado Municipal ou um balneário público.

Historicamente, a agricultura- principalmente a produção pecuária, de azeite, vinho e cereais- tem sido a parte essencial da economia de Pinhel. Esta base agrícola tradicional sofreu fortes transformações na segunda metade do século XX, no entanto hoje a agricultura continua a ser a principal atividade económica do concelho. Atualmente existem várias tentativas de revitalização económica, principalmente no turismo rural e na promoção dos produtos locais, especialmente os vinhos. Também existem várias iniciativas que promovem a vida comunitária e o património histórico e cultural de Pinhel, como a Feira de Tradições de Pinhel, realizada na primavera, o Museu de Pinhel, ou vários grupos de cidadãos, como a Associação Grupo de Amigos do Manigoto, com iniciativas como o Teatro do Imaginário.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Community facilities

Works 52

Location

Country
Former Distrito (PT)
GuardaPlace

Documentation

Records & Readings

A informação constante desta página é fruto do trabalho de Diego Inglez de Souza e de Ivonne Herrera Pineda, e foi reunida através de fontes documentais e bibliográficas e dos diversos contributos e testemunhos que pudemos recolher em Pinhel.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Pinhel. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/communities/1410/pinhel

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).