Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Mourão

Morão é um município da raia alentejana, situado no extremo sudeste do distrito de Évora, confrontando com os concelhos de Moura e Barrancos, a sul e sudoeste, respetivamente; Reguengos de Monsaraz a Oeste, Alandroal a norte, e Espanha a este. Tem uma extensão de 445,3 km2 e uma população de 2 351 habitantes (segundo Censos de 2021).  

A atividade económica é predominantemente agrícola, como pode ser atestado pela extensão e pujança da Cooperativa Agrícola da Granja, que cuja área de influência, para além de englobar todo território de mourão, chegava ainda a cobrir as freguesias de Amareleja e Póvoa de São Miguel, do vizinho concelho de Moura. Ainda assim, com o abandono populacional deste território fortemente interior, e com as transformações introduzidas pela barragem do Alqueva, o turismo tem vindo a ter uma crescente participação no balanço económico da região.

O empreendimento da Barragem do Alqueva, iniciado durante o Estado Novo mas só concluído no início do século XXI, cuja albufeira abrange também os concelhos de Portel, Reguengos de Monsaraz, causou particular impacto em Mourão, onde a Aldeia da Luz foi completamente submersa e uma nova aldeia foi construída de raiz para albergar os seus habitantes, num processo de enorme violência para a população.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Community facilities

Works 18

Location

Former Distrito (PT)
ÉvoraFormer Distrito (PT)

Documentation

Records & Readings 2
Suggestions and Links

Aceda aqui à página do Município de Mourão.

Aceda aqui à página do Arquivo Municipal de Morão.

Esta comunidade foi estudada por João Cardim entre 2023 e 2024. A informação-síntese constante desta página foi redigida por Leandro Arez em março de 2025.

To quote this work:

João Cardim e Leandro Arez for Arquitectura Aqui (2025) Mourão. Accessed on 26/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/communities/14331/mourao

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).